15 nomes brasileiros masculinos e seus significados para batizar seu filho

Decidir um nome para batizar um filho nem sempre é algo rápido e fácil, tanto que há pais que demoram bastante tempo para escolher uma opção. E que tal acelerar esse processo elegendo um nome brasileiro?

Confira uma lista que preparamos com 15 nomes brasileiros masculinos mais conhecidos, seus significados, origens e se inspire para escolher o nome de seu filho!

1. Artur

Nome de origem incerta, possivelmente do celta ‘artwa’. Significa ‘pedra’ ou ‘grande urso’ e é bastante popular devido à sua forte presença no mundo das artes, sobretudo na literatura.

Variações do nome: Arthur.

2. Miguel

Vem do hebraico Mikhael, que significa ‘quem é como Deus?’. Na Bíblia, é o nome de um arcanjo que é símbolo de humildade. É bastante popular entre pais que buscam um nome com teor religioso.

Variações do nome: Michel, Mighel.

3. Gabriel

Nome de origem hebraica, significa ‘homem de Deus’, ‘mensageiro de Deus’, ‘fortaleza de Deus’. É famoso por ser um personagem bíblico (arcanjo) portador de boas notícias, sendo esse um dos motivos de sua popularidade.

Variações do nome: Gabel.

4. Lucas

Tem origem na palavra grega Loukás, que significa ‘da Lucânia’, ‘lucano’. Também pode ser interpretado como ‘iluminado’. Na Bíblia, Lucas foi um médico convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo. É padroeiro de médicos e cirurgiões.

Variações do nome: Luke, Luka, Luca, Lucca, Luccas.

5. Guilherme

É originário do germânico Willahelm e significa ‘protetor corajoso’. Trata-se de um nome muito popular principalmente por estar presente no mundo das artes (cinema, novelas e música).

Variações do nome: nomes compostos (Guilherme Henrique).

6. Enzo

A origem do nome é incerta, mas acredita-se que seja italiana. Significa ‘príncipe do lar’, ‘gigante’, ‘vencedor’. Costuma ser popular entre os pais que buscam nomes com significados fortes e vitoriosos.

Variações do nome: nomes compostos (Enzo Gabriel).

7. Pedro

Nome originário do grego Pétros e significa ‘pedra’, ‘rochedo’. É um nome comum desde a Antiguidade e aparece na bíblia (Pedro é um dos discípulos de Jesus). Possui boa popularidade entre os pais por sua sonoridade e por seu significado bíblico.

Variações do nome: Pietro e nomes compostos (Pedro Lucas, Pedro Miguel).

8. Rafael

Trata-se de um nome de origem hebraica e significa ‘curado por Deus’. Possui simbologia religiosa, já que Rafael é um dos arcanjos citados na bíblia e é justamente por isso que é tão popular no Brasil.

Variações do nome: Raphael.

9. João

Nome originário do hebraico Yehokhanan, que significa ‘agraciado por Deus’, ‘a graça e misericórdia de Deus’. Sua popularidade no Brasil se deve à simbologia bíblica, já que é o nome de dois personagens da Bíblia: João Batista e do apóstolo João.

Variações do nome: Jean, Yan, Ruan.

10. Gustavo

Derivado do sueco Gustaf e significa ‘protegido por Deus’. A versão sueca do nome se difundiu pela Europa a partir do século XVII, por conta do rei Gustavo Adolfo II. Países de língua italiana e espanhola adotaram a forma Gustavo, que é a que chegou no Brasil e se mantém entre os nomes masculinos mais populares.

Variações do nome: Guto e nomes compostos (Gustavo Henrique).

11. Bernardo

Nome de origem germânica, é formado pelas palavras Ber (urso) e Hart (forte). Seu significado é ‘forte como um urso’ e o nome se tornou popular na Europa devido ao abade francês São Bernardo. No Brasil, sempre aparece na lista dos principais nomes masculinos do ano.

Variações do nome: Benardo.

12. Davi

Vem do hebraico Dawid e significa ‘amado’, ‘querido’. Davi é um nome comum na história: foi um rei de Israel e Jesus Cristo é considerado descendente da tribo de Davi. Possui boa popularidade no país por conta de seu significado e sonoridade.

Variações do nome: David, Davidson.

13. Henrique

Vem do germânico Haimirich, significa ‘senhor do lar’ e foi um nome muito adotado pela realeza europeia. Entre os brasileiros, o nome tornou-se bastante popular a partir do século XX.

Variações do nome: Henry, Henri, Enrico.

14. Mateus

Possui origem hebraica e quer dizer ‘dádiva de Deus’, ‘presente de Deus’, ‘dom de Deus’. Tornou-se um nome especialmente popular em Portugal durante o século XVI. No Brasil, é recorrente na lista dos mais populares, sobretudo no século XXI.

Variações do nome: Matheus

15. Felipe

Originário do grego Phílippos, que significa ‘amigo dos cavalos’. Era o nome de um dos apóstolos de Jesus e foi recorrente entre famílias reais. Entre os brasileiros é um nome popular desde o fim do século XX.

Variações do nome: Fellipe, Filipe, Filippo, Philip.

NOMES BRASILEIROS

Deixe seu Comentário

WebGo Content