Nomes Portugueses Masculinos mais populares e seus significados

A influência dos nomes portugueses masculinos no Brasil é enorme, afinal, historicamente por ser uma colônia de Portugal o país adotou muitas das tradições – inclusive quando assunto é a escolha do nome próprio para batismo dos filhos.

De acordo com dados doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística os nomes portugueses mais comuns em Portugal coincidem com os nomes mais populares do Brasil em 2020. Entre eles, estão João, Pedro, Eduardo e tantos outros que você pode conferir na lista de nomes portugueses mais populares, abaixo.

Como se pode perceber por seus significados e origem, os nomes portugueses – tanto masculinos como femininos – possuem forte influência da religião cristã, sendo que muitos deles referem-se a personagens da Bíblia e também aparecem na lista de nomes bíblicos. 

Qual é o seu nome português para menino preferido? Confira os mais populares abaixo!

1 – AntônioSignificado de Antõnio

Nome de Santo, o significado de Antônio em português quer dizer  “alimentado de flores”, além de “valioso” ou “de valor inestimável”. O sentido tem a ver com a história do homem que viveu no Egito e desfez da sua herança para alimentar os pobres. Ainda em vida, foi considerado santo por ajudar várias pessoas que necessitavam.

Popularidade nome Antônio

2 – Eduardo

Significado do nome Eduardo

Eduardo significa “protetor das riquezas”, ou “guardião rico”. O nome veio do germânico Hadaward, que tem sílabas que significam “rico” e “guarda”. As pessoas com esse nome têm tendência para as artes, que na maioria das vezes manifestam muito talento. Entre os exemplos estão Edward Munch e Edward Kendall.

Popularidade do nome Eduardo

3 – Macedo

Significado do nome Macedo

O nome Macedo significa “vive perto do local onde há macieiras em abundância”, ou ainda “que nasceu onde exista maçãs”. O nome era dado para pessoas que tinham nascido ou moravam em locais próximos de macieiras.

Popularidade do nome Macedo

4 – Avelino

Significado do nome Avelino

O nome velino vem de “habitante da cidade das avelãs” ou “avelã”. É um nome masculino que teve sua origem em Avelina, um adjetivo pátrio alemão que se tornou comum em Portugal por conta da fama de uma cidade que produzia avelãs.

Popularidade do nome Avelino

5 – Queirós

Significado do nome Queiroz

Queirós significa “pedra” e era utilizado como sobrenome em Portugal. Ainda, existem nomes que são escritos com z e sem acento, como Queiroz. O nome começou a ser usado em Portugal na região de Câmara de Lobos e pertencia a uma família da nobreza. Eça de Queirós é um português conhecido por seu livro Os Maias.

Popularidade do nome Queiroz

6 – Deolindo

Significado do nome Deolindo

Deolindo em português significa “Deus supremo”, “defensor do povo”. Também a forma masculina de Deolinda, cujo significado ainda não foi estudado. Mesmo assim, estudiosos acreditam que o nome vem de Teolinda, uma palavra grega antiga que significa, literalmente, Deus. No Brasil, o jornalista Deolindo Amorim é uma personalidade conhecida.

Popularidade do nome Deolino

7 – Dourival

Significado do nome Dourival

Dourival é um nome de origem portuguesa que significa “vale dourado”. O nome é dado para pessoas que simbolizam e carregam uma riqueza dentro de si, podendo ser confundido ainda com Lourival.

Popularidade do nome Dorival

8 – Gesuíno

Significado do nome Gesuíno

O nome Gesuíno também tem origem portuguesa e significa “puro”, “legítimo”. O nome é derivado de Jesus, ser considerado puro pelas bíblias e religiões cristãs. Além disso, em filmes ou novelas com temáticas portuguesas, é comum ver algum personagem chamado Gesuíno.

Popularidade do nome Gesuíno

9 – Gonçalves

Significado do nome Gonçalves

O nome significa “filho de Gonçalo”, ou melhor ainda, “filho de homem guerreiro”. O nome de origem medieval vem de Gonçalo, que significa “homem disposto a participar de toda luta”. Dessa forma, Gonçalves é um nome de família designado para filhos de homens batizados como Gonçalo.

Popularidade do nome Gonçalves

No Brasil, o poeta Gonçalves Dias é um dos mais famosos pelas suas contribuições com a Academia Brasileira de Letras, além do poema “Canção do Exílio”.

10 – Maciel

Significado do nome Maciel

Maciel significa “aquele que vende maçãs” e se originou do francês, mas é utilizado por portugueses desde 1300. Maciel foi associado pela primeira vez por conta dos vendedores de maçãs e acabou se tornando comum em certas regiões.

Popularidade do nome Maciel

11 – Álvaro

Significado do nome Alvaro

No português, Álvaro significa “nobre guerreiro” ou “exército dos elfos”. A origem do nome é incerta, mas ele era dado para vários nobres em Portugal. Entre as derivações está “Álvares”, que virou sobrenome de uma das figuras que nós brasileiro já ouvimos muito falar: Pedro Álvares Cabral.

Popularidade do nome Álvaro

12 – Martim

Significado do nome Martim

Martim significa “guerreiro” ou “dedicado ao Deus Marte”. O nome vem do latim “Martinus”, deus romano equivalente a Ares, que também era conhecido por travar guerras na Terra.

Popularidade do nome Martim

13 – Gomes

Significado do nome Gomes

O nome vem do termo Gome, palavra do latim que significa “homem”. Assim, o nome Gomes está associado ao “filho do homem”, já que o “s” no final transforma a palavra em um pronome patronímico, dando origem à uma linha familiar.

Popularidade do nome Gomes

14 – Miguel

Miguel é um dos nomes mais comuns em Portugal e faz referência ao Santo Miguel Arcanjo. O significado do nome é “quem é como Deus”, baseado na palavra hebraica Mikhael.

Popularidade do nome Miguel

15 – Santiago

Significado do nome Santiago

Mesmo de origem espanhola, o nome Santiago também é comum entre os portugueses. Seu significado é “Santo Tiago”, lembrando um personagem bíblico que evangelizou na Espanha, mas morreu degolado e está sepultado em Santigo de Compostela.

Popularidade do nome Santiago

16 – Diogo

Significado do nome Diogo

O nome Diogo é na verdade de origem espanhola, entretanto com bastante popularidade em Portugal. O significado do nome é aquele que doutrina ou aquele que ensina. Quando traduzido para o português fica algo como “aquele que em do calcanhar”.

Popularidade do nome Diogo

17 – Joaquim

Significado do nome Joaquim

Joaquim é um nome português muito tradicional de origem hebraica. O nome próprio deriva da palavra  Jehoiachim, que significa “O Deus estabaleceu”. Seu significado tem uma interpretação bíblia, uma vez que este foi o nome de Judá, o rei que foi levado pelo rei Nabucodonosor  para servir de prisioneiro na Babilônia. Além disso, o mesmo nome também é associado na Bíblia ao pai de Virgem Maria.

Popularidade do nome Joaquim

18 – João

Significado do nome João

O nome João é uma dos mais populares no Brasil, como se onde se pode analisar no gráfico, abaixo. O significado desse nome quer dizer “cheio de graça” ou “agraciado por Deus”. O nome tem origem do hebraico YehokhananIohanan, que é uma união das palavras “Deus’ ou Jeová” e  hannah, que quer dizer “graça”. Sendo, assim, forma-se algo como  agraciado por Deus ou abençoado por Deus. O nome Bíblico aparece no livro sagrado em vários momentos, sendo um dos discípulos de Jesus Cristo.

Popularidade do nome João

19 – Francisco

Significado do nome Francisco

O nome francisco tem origem latina, da palavra Franciscus que quer dizer franco ou livre. Em Portugal ele se configura no topo do ranking de nomes mais populares desde os tempos antigos, sendo também muito comum na forma de Giovanni nos países do entorno europeu.

Popularidade do nome Francisco

20 -Afonso

Significado do nome Afonso

O nome Afonso é tradicionais de reis e pessoas de alta casta portuguesa. Seu nome, por si só já tem um significado que o justifica que provém da palavra germânica Alfranus que quer dizer “inclinado para a riqueza”. Outras vertentes sugerem que o nome é uma abreviação de Idelfonso, outro nome germânico, mas que tem como significado “pronto para o combate”.  Ambas as vertentes são muito populares em Portugal.

Popularidade do nome Afonso

Os 100 nomes portugueses mais populares entre os homens

De acordo com o registo dos cartórios portugueses os nomes próprios mais populares em Portugal são os que se dispõem na imagem, abaixo. Compartilhe com os seus familiares e ajude a espalhar essa tradição. De acordo com Instituto de Registros e Notariado os mais comuns entre os meninos ainda são João (1934 registros), Rodrigo (1897 registros) e Martim (1758).

  1. João
  2. Rodrigo
  3. Martim
  4. Francisco
  5. Santiago
  6. Tomás
  7. Guilherme
  8. Tomás
  9. Afonso
  10. Miguel
  11. Gonçalo
  12. Duarte
  13. Tiago
  14. Pedro
  15. Gabriel
  16. Diogo
  17. Rafael
  18. Gustavo
  19. Dinis
  20. David
  21. Lucas
  22. Salvador
  23. Simão
  24. José
  25. Daniel
  26. Lourenço
  27. Antônio
  28. André
  29. Diego
  30. Vicente
  31. Manuel
  32. Genrique
  33. Leonardo
  34. Vasco
  35. Bernardo
  36. Mateus
  37. Luís
  38. Eduardo
  39. Alexandre
  40. Leandro
  41. Rúben
  42. Filipe
  43. Ricardo
  44. Samuel
  45. Bruno
  46. Matias
  47. Enzo
  48. Rui
  49. Hugo
  50. Carlos
  51. Xavier
  52. Isaac
  53. Fábio
  54. Artur
  55. Jorge
  56. Paulo
  57. Sebastião
  58. Ivo
  59. Marco
  60. Frederico
  61. Davi
  62. Cristiano
  63. Joaquim
  64. Renato
  65. Ângelo
  66. Valentim
  67. Micael
  68. Sérgio
  69. Ivan
  70. Mário
  71. Jaime
  72. Tomé
  73. Joel
  74. Sandro
  75. Noah
  76. Márcio
  77. Kevin
  78. Fernando
  79. Vitor
  80. Lisandro
  81. Luca
  82. Cláudio
  83. Gil
  84. Benjamin
  85. Edgar
  86. Alex
  87. William
  88. Bryan
  89. Gaspar
  90. Emanuel
  91. Wilson
  92. César
  93. Nelson
  94. Marcos
  95. Mauro
  96. Álvaro
  97. Igor
  98. Denis
  99. Brian
  100. Guto

NOMES PORTUGUESES

Lista de nomes portugueses de A a Z

Se você ainda não encontrou a inspiração que te faltava segue abaixo a lista completa dos nomes masculinos mais comuns em Portugal com opções de A a Z.  Clique no botão para visualizar.

Nomes de outras origens


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content