15 nomes atenienses masculinos e seus significados para batizar seu filho

Ter filhos é o desejo de muitos casais. É um ato de amor, mas também requer muita responsabilidade e planejamento. Uma das primeiras etapas, e uma das mais difíceis, é escolher o nome da criança.

Que tal escolher um nome de origem grega, e mais especificamente, que tal escolher um nome ateniense para seu filho? Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns nomes oriundos, ou muito comuns na cidade. Alguns são mais conhecidos, outros nem tanto, e alguns são bem diferentes.

1. Alexandre

Popularidade nome Alexandre

Esse nome significa “protetor do homem”, e sua origem vem do grego antigo Aléxandros. É um nome muito difundido em todo o mundo, e historicamente ligado à figura de Alexandre, o Grande, fundador do Império MAcedônico e um dos maiores imperadores do Mundo Antigo, sendo um dos nomes de origem grega mais populares no mundo.

2. Alcebíades

Alcebiades - Popularidade do Nome

Vem do antigo nome Alkíbios, que é uma Junção das palavras gregas Alké, “força” com bios, “vida” . A partícula ades denota descendência, portanto, o significado desse nome costuma ser interpretado como o “filho de um homem muito forte”. Alcebíades foi um general e político ateniense que participou da Guerra do Peloponeso.

3. Demóstenes

Demóstenes - Popularidade do nome

Esse nome significa “aquele que tem a força do povo”. Demóstenes foi um importante político ateniense, considerado o último grande líder político antes da cidade ser conquistada por Alexandre, o Grande.

4. Euclides

Euclídes - Popularidade do nome

Tem origem no nome grego Eukleides, formado a partir da união de Eukles mais a partícula ides, que denota descendência, portanto significa “filho de Eucles”. Eucles, por sua vez, é

originado a partir da junção de eu, que quer dizer “bom” e kléos, que significa “glória”. Uma tradução possível é “filho do glorioso”.

5. Eurípedes

Eurípedes - Popularidade do nome

Euripo vem de Eúripos, formado por eu, que significa “bem, bom” e rhipé, que significa “impetuosidade”, e é traduzido como “muito impetuoso”. Juntando com a partícula ades, que denota ascendência, temos “filho de um homem impetuoso”. Eurípedes foi um poeta grego, um dos grandes nomes da tragédia grega antiga.

6. Felipe

Popularidade de Felipe

Tem sua origem no nome grego Philippos, formado pela junção das palavras phílos, que significa “amigo”, e híppos, que quer dizer “cavalo”. Significa, portanto, “amigo dos cavalos”. Felipe era o nome do rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande.

7. Ícaro

Popularidade de ícaro

Ícaro é um nome derivado do grego Ikaros, que provavelmente significa “o seguidor”.

Na mitologia grega, Ícaro é o nome de um personagem que tentou voar com asas feitas por seu pai, Dédalo. Ao voar muito alto, a cera que colava as penas derreteu, fazendo com que ele caísse.

8. Jorge

Popularidade do nome Jorge

Esse nome tem origem no nome grego Geórgios, que por sua vez deriva da palavra georgós, formada pela união dos termos ge, que quer dizer “terra” e érghon, que quer dizer “trabalho”, de modo que significa “aquele que trabalha na terra”, “agricultor”. Esse nome tem um variante muito famosa no inglês, George, e Jorg, nos países germânicos.

9. Leandro

Popularidade do nome Leandro

O nome Leandro é formado a partir da união das palavras léon, que significa “leão”, e andrós, que quer dizer “homem”, com o significado de “homem-leão”. Outra significado possível é o de “homem dócil”.

10. Péricles

Péricles - popularidade do nome

Significa “o muito glorioso”, “o muito famoso”, “aquele cercado pela glória”. Péricles foi um político e general, considerado uma das pessoas mais importantes da antiga Atenas, tanto que é conhecido como “o primeiro cidadão de Atenas”. Foi também um dos maiores defensores da Democracia Ateniense.

11 Platão

Um dos maiores filósofos de todos os tempos, o nome Platão significa “aquele que tem costas largas”

12. Sócrates

Sócrates - Popularidade do nome

Tem origem no nome grego Sokratis, composto pela união dos elementos sos, que significa “inteiro, ileso, seguro” e kratos, que quer dizer “poder”. Dessa forma temos, como significado “poder seguro”. Nascido em Atenas, Sócrates foi nome de um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga.

13. Temístocles

Temitocles - Popularidade do nome

Esse nome vem da junção de themis “justiça”, e kléos, “glória ou fama”, o que nos dá o significado de “célebre por ser justo”. Temístocles foi um grande general ateniense, que liderou a cidade durante a Segunda Guerra Médica, um grande conflito que opôs gregos e persas.

14. Theo

Popularidade do nome Theo

Téo tem origem no nome grego théos, que quer dizer literalmente “deus”. É um nome muito comum, e que pode ser utilizado como diminutivo de outros nomes, como Teobaldo e Teodoro.

15. Thales

Thales - Popularidade do nome

O nome grego Thales​ deriva da raiz thálo, que quer dizer “verdejar”, “florir”, “florescer”, com o significa de “o que está florindo”. Este é o nome do famoso filósofo e matemático grego Tales de Mileto (cerca de 625 a.C – 558 a.C).


Compartilhe os nomes atenienses mais populares

15 nomes atenienses - Origem de Atenas


Confira nomes de meninos de outras origens


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content