Nomes Bíblicos masculinos e seus significados – Os 100 mais populares

A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido no mundo e também a inspiração para a fé e vida de muita gente. Na hora de batizar o filho os nomes bíblicos também servem aos cristãos como uma homenagem e significado profundo, que condiz com a palavra de Deus.

Mas qual nome bíblico masculino escolher? Confira aqui uma lista dos nomes bíblicos mais populares entre os homens e abaixo uma lista completa com o dicionário de nomes da Bíblia de A a Z com os 100 nomes próprios listados no livro sagrado e seus respectivos significados.

Clique nos nomes disponíveis para obter mais detalhes sobre a popularidade do nome no Brasil e possíveis aspectos sobre a personalidade de quem assim se chama. Qual é o seu nome bíblico masculino favorito? Conte para a gente nos comentários!

Os 15 nomes Bíblicos mais populares

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística os nomes masculinos que constam na Bíblia mais registrados em cartórios brasileiros são:

1 – Davi

Um nome pequeno, mas que significa “o amado”, “o predileto”, “querido”. Sua origem é do hebraico Dawid, Dawídh. Há também a versão judaica, sendo mencionado no Alcorão como Daoud. Davi foi rei de Israel, que conquistou a expansão da nação.

Entre seus grandes feitos, Davi derrotou o gigante Golias. Jesus é o “filho de Davi”, por ser descendente de sua tribo.

Encontrei o meu servo Davi;
ungi-o com o meu óleo sagrado. A minha mão o susterá,
e o meu braço o fará forte. Nenhum inimigo o sujeitará a tributos;
nenhum injusto o oprimirá. Esmagarei diante dele os seus adversários
e destruirei os seus inimigos. A minha fidelidade e o meu amor
o acompanharão,
e pelo meu nome aumentará o seu poder.

–  Salmos 89:20-24

2 – Lucas

Significa “o que vem da Lucânia”, “lucano” ou ainda “luminoso”, “iluminado”. A origem do nome é grega, Loukás. Em seguida apareceu na Inglaterra no século XII como Luka e Luke.

Na bíblia, Lucas foi um médico convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo. Por isso é São Lucas é o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas. É o autor do terceiro evangelho.

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

– Lucas 19:10

3 – Gabriel

Foi o “mensageiro de Deus”, e é exatamente isso que Gabriel significa. Além de “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”.

Sua origem é hebraica, Gabriel. Aparece na bíblia em vários momentos e, é o anjo Gabriel que anuncia para Maria que ela será a mãe do Messias. É um portador de boas novas.

E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão.

– Daniel 8:16

4 – Miguel

“Quem é como Deus?”. A resposta é: “ninguém é como Deus”. Miguel é o arcanjo símbolo de humildade, além de ser o protetor do povo e líder do exército de Deus.

O nome tem origem hebraica, Mikhael. Apareceu em Portugal no século II como Micael e depois na Inglaterra como Mighel. Na Irlanda Michael.

Quando o arcanjo Miguel disputava com o diabo e discutia a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar contra ele uma sentença injuriosa, mas disse: “Que o Senhor te condene!

– Judas, 1:9

5 – João

Um nome judeu, porém adotado pelos cristãos, muito tradicional e popular, significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “Deus perdoa”, “a graça e misericórdia de Deus. João é um nome hebraico Yehokhanan, Iohanan.

É um nome bíblico e há duas pessoas com esse nome: João Batista e o apóstolo João. Possui versões diferentes em outras línguas, como Juan em espanhol, Giovanni em italiano e Sean em irlandês.

Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens crescessem. Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

– João 1:9

6 – Daniel

Significa “o Senhor é meu juiz” ou “Deus é meu juiz”. É um nome bastante popular, com origem também no hebraico: Daniyyel. Segundo a bíblia, foi um dos profetas hebreus. É conhecido por ter saído vivo e inteiro da cova dos leões.

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.

– Daniel 1:8

7 – Paulo

“Pequeno”, “de baixa estatura”. É originado do latim Paullus. Na bíblia era conhecido como “Saulo” e após o batismo tornou-se Paulo.

Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém.Pondo-se em pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: “Israelitas e gentios tementes a Deus, ouçam-me! “Depois disso, ele lhes deu juízes até o tempo do profeta Samuel.

– Atos de Apóstolos 13:16

8 – Samuel

“Nome de Deus”. Tem origem no hebraico Shemu’el. Samuel é filho de Ana, que não podia ter filhos. Sua mãe prometeu a Deus que se tivesse um, ele O serviria. Foi o primeiro rei de Israel, antes de Davi.

Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou”. Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

– Samuel 7:30

9 – André

Nome de origem grega Andreas. Significa “másculo”, “viril”, “masculino”. Santo André foi discípulo de Jesus Cristo e pregou o evangelho no Mar Negro. É padroeiro da Escócia, Rússia, Romênia e Grécia.

“André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus.” – Jo 1:40.

10 – Mateus

Significa “dom de Deus”, “dádiva de Deus”. Tem origem hebraíca Mattiyyah, que tornou-se Mateus e posteriormente Matheus. Era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

– Mateus 6:13

11 – Tadeu

Esse nome significa “coração”, “peito”, “íntimo”. Origina-se do hebraico Taddáy, que por sua vez origina-se do grego Thaddaios e do latim Thaddaeus. Foi um dos apóstolos de Jesus, conhecido como Judas Tadeu.

 

12 – Timóteo

Timóteo significa “aquele que honra a Deus”, “o que respeita os deuses”. Tem origem grega, Timótheo. Na bíblia, era um acompanhante missionário de Paulo.

Então Judas (não Judas Iscariotes) disse: “Mas, Senhor, por que você pretende mostrar-se a nós e não ao mundo?”

– João 14:22

13 – Baruc

“O bem-aventurado”, “próspero”, “feliz”. O nome é de origem hebraica, na bíblia, Baruc era secretário e escriba do profeta Jeremias. Sua história é contada apenas na bíblia católica, e não na protestante. É um nome mais popular entre os judeus e evangélicos.

O outro Baruque foi filho de Col-Hoze, um judeu, descendente de Perez, filho de Judá, e pai de Maaséias

– Neemias 11:5

14 – Natanael

Significa “dádiva de Deus”. Tem origem hebraica, Nethanael.

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

– João 1,45-49

15 – Jeremias

Significa “o Senhor é exaltado”. Nome com origem hebraica Yirmeyahu, Jeremias foi um dos maiores profetas no Antigo Testamento.

Antes de formá-lo no ventre
eu o escolhi;
antes de você nascer, eu o separei
e o designei profeta às nações

– Jeremias 1:5

15 Nomes Bíblicos Masculino

Dicionário de nomes bíblicos de A a Z

Confira abaixo a lista de nomes bíblicos que aparecem no livro sagrado e seus respectivos significados, por ordem alfabética.

  1. Noah: de longa vida
  2. Lucas: iluminado
  3. Gabriel: homem de Deus
  4. João: agraciado por Deus
  5. Pedro: rocha
  6. Miguel: que é como Deus
  7. Isaac: riso ou risonho
  8. Davi: predileto
  9. Daniel: deus é meu juiz
  10. Emanuel: Deus está conosco
  11. Paulo: pequeno
  12. Samuel: seu nome é Deus
  13. Caim: posse
  14. David: bem amado ou querido
  15. Jeremias: exaltação do senhor
  16. Malaquias: mensageiro de Deus ou anjo
  17. Michael: humilde
  18. Victor: vitória
  19. Silas: terceiro
  20. Ethan: forte
  21. Mark: educado
  22. Barak: trovão
  23. Jesse: presente ou oferta
  24. Ebenezer: pedra do socorro
  25. Lemuel: deus é com ele
  26. Elifaz: esforço de Deus
  27. Esaú: aquele que age
  28. Miquéias: humilde
  29. Matias: presente do Senhor
  30. Nabad: príncipe
  31. Omar: aquele que fala
  32. Tito: agrado
  33. Tobias: o Senhor é bom
  34. Ruben: aquele que vê o filho
  35. Saul: aquele que está em demanda
  36. Shem: renomado
  37. Enzo: Senhor do lar
  38. Adão: homem, humanidade
  39. Adiel: adorado por Deus
  40. Aharon: irmão mais velho
  41. Akiva: proefssor
  42. Ami: meu povo
  43. Ariel: leão de Deus
  44. Asher: felicidade e abençoado
  45. Avner: pai da luz
  46. Bartolomeu: colina
  47. Ben: filho
  48. Benjamin: filho da minha direita
  49. Carmel: jardim
  50. Chaim: vida
  51. Casdiel: misericordioso
  52. Doran: presente
  53. Eliezer: meu Deus ajuda
  54. Gil: alegria
  55. Gershem: chuva
  56. Gidon: herói
  57. Hadar: honrado
  58. Hilie: elogio
  59. Ilan: árvore
  60. Israel: lutar com Deus
  61. Issacar: há uma recompensa
  62. Isaías: Deus é minha salvação
  63. Jacó: mantido pelo calcanhar
  64. Jeremias: Deus afrouxa os laços
  65. Jó:justo
  66. Jordânia: fluir, crescer
  67. Joseph: Deus aumentará
  68. Josué: o Senhor é minha salvação
  69. Josias: fogo do Senhor
  70. Judá: louvor
  71. Jonas: pomba, paz
  72. Joel: Deus está disposto
  73. Kefir: filhote de leão
  74. Lavi: leão
  75. Lior: eu tenho luz
  76. Liran: provido de alegria
  77. Rafael: curado por Deus
  78. Ravid: ornamento
  79. Raviv: chuva, orvalho
  80. Ron: música
  81. Samuel: seu nome é Deus
  82. Saulo: pedido de Deus
  83. Shai: presente
  84. Sefev: exaltado
  85. Set: filho de Adão
  86. Shalom: paz
  87. Tamir: imponente
  88. Uriel: Deus é minha luz
  89. Uziel: Deus é minha força
  90. Yacov: segurado pelo calcanhar
  91. Yair: iluminado
  92. Yakar: precioso
  93. Yehoshua: líder
  94. Zacarias: lembrar-se de Deus
  95. Ziv: brilho

Nomes masculinos de outras origens

Confira os nomes masculinos de outras religiões e crenças nos links:


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Nomes de Meninos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content