12 nomes budistas masculinos e seus significados

O budismo nasceu na Índia por volta do século VI a.C. e é considerado uma filosofia ou uma religião. É muito praticado na Índia e em várias partes do mundo, no Brasil tem vários adeptos. Os nomes masculinos budistas costumam ter um significado muito profundo e bonito.

Aqui listamos 15 nomes masculinos budistas para batizar seu filho. Por ter sido uma filosofia criada na Índia, são conhecidos como palavras indianas ou nomes sânscritos. Confira:

Nomes budistas populares

1 – Buda

Significa “o iluminado”, “o desperto” ou “o inteligente”. Ele foi o precursor dessa filosofia e o seu nome é mais conhecido no budismo. Mas, ele nem sempre foi chamado assim. Siddhartha Gautama era um príncipe e, seu pai teve uma profecia: Siddhartha seria um grande rei ou iria abandonar a vida material para viver uma vida espiritual. Tentando manter seu filho no palácio para se tornar rei, ele acabou impedindo sua saída, deixando-o preso. Entretanto, ele acabou escapando e abandonando a vida material e o reinado. Com isso, acabou criando a filosofia budista. O príncipe acabou ficando conhecido como Buda.

2 – Tathagata

Por muitas vezes Buda se chamava de Tathagata, tornando-se um título para ele. O nome significa “o que conheceu as coisas como são” ou “aquele que assim foi”. Tathagata se refere ao estado iluminado de Buda.

3 – Ravi

É um nome indiano de origem sânscrita para meninos e que significa “o sol”. Sendo uma ótima opção para quem quer um nome bonito, simples e iluminado.

4 – Kabir

Nome de origem sânscrita que quer dizer “o grande”. É bastante antigo (até mesmo porque o sânscrito é um idioma antigo da Índia).

5 – Karma

Nome masculino que significa “causalidade”, “lei de causa e efeito” ou “ação intencional”. A origem é no sânscrito, antigo idioma da Índia. No resto do mundo, o nome acabou se tornando um sinônimo de “sina”, “sorte” ou “destino”.

6 – Theravāda

Também de origem no sânscrito, é um nome budista que se refere a vida monástica que os budistas levam. A palavra significa “escola dos anciãos”. É um nome comum na Índia, mas é raríssimo no Brasil.

7 – Raj

Nome hindu que quer dizer “rei” ou “príncipe”. A origem é sânscrita, carregando atributos de nobreza. Na Índia, é usado como nome próprio ou sobrenome.

8 – Shiva

Significa “benigno”, “bondoso” ou “auspicioso”. Shiva é um deus hindu, conhecido por ser o destruidor. Entretanto, isso não é ruim! Já que Shiva destrói para formar algo novo, sendo considerado também “renovador” ou “transformador”.

9 – Shakti

Nome de origem sânscrita que significa “força”. No Brasil, é pouco conhecido, sendo uma ótima escolha para batizar seu filho, principalmente se você quer um nome raro com um significado bonito.

10 – Anand ou Anando

Na Índia, nome masculino que significa “feliz”. A origem é sânscrita e, possui um belo sentido. Mas, no Brasil é um nome usado para meninas, mas o significado é o mesmo.

11 – Krisna

Tem o sentido “negro” ou “escuro”. No hinduísmo, é uma das figuras centrais, sendo uma divindade suprema. É bastante comum na Índia, no Brasil é um nome raro.

12 – Ozires ou Osíris

Significa “sopro criador”, “Espírito Supremo”, “ser espiritual ou divino”, “espírito criador” ou “o que tem muitos olhos”. Tem origem no sânscrito e, na mitologia egípcia, Osíris era a personificação do Sol, vivendo uma guerra com Seth, o princípio das trevas.

13 – Nilo

Esse nome tem várias raízes e, há quem acredita que seja um nome sânscrito, o idioma antigo da Índia. Significa “o rio” ou “azulado”. Tem uma interpretação profunda, que indica a purificação e força da água. Sendo assim, pode ser considerado um nome budista.

14 – Raghu

Nome budista de origem sânscrita que pode ser interpretado como “filho buda”, “imediato” ou “ligeiro”. Na índia é bastante usado devido a sua origem e significado. No Brasil, é um nome com pouquíssimos registros, o que o torna mais especial.

15 – Kapila

É um nome masculino comum entre os budistas e significa “marrom”. No Brasil, é muito raro de ser utilizado, escolher esse nome de origem sânscrita é escolher um nome bem diferente para batizar seu filho.

Nomes populares em outras religiões

Deixe seu Comentário

WebGo Content