15 nomes de príncipes para batizar seu filho

Ter filhos é um grande ato de amor, e motivo de muita felicidade. Mas escolher o nome do bebê nem sempre é uma tarefa fácil, e muitas vezes o casal acaba vivendo um dilema para escolher um nome que agrade aos dois.

Muitas pessoas optam por escolher nomes de príncipes para batizar os filhos. Veja aqui algumas opções de nomes de príncipes e seus significados.

15 nomes de príncipes

1. George

 

É o nome de um dos príncipes mais badalados do momento, o jovem George, filho do príncipe William da Inglaterra, e terceiro na linha de sucessão ao trono inglês. O nome, muito utilizado por outros príncipes a longo da história, vem do nome grego Geórgios, que significa “aquele que trabalha na terra”.

2. William

Príncipe William

Esse nome vem do alemão, e é traduzido para o português como Guilherme, Guillermo nos países de língua espanhola e Guillaume na França. William é o segundo na linha de sucessão ao trono inglês.

3. Miguel

Príncipe miguel

Esse nome tem origem hebraica, e significa “quem é como Deus”. Foi o nome do príncipe Miguel, irmão de Dom Pedro I, e atualmente, é o nome do príncipe da Família Real da Romênia.Confira aqui mais nomes de origem hebraica. 

4. Henrique

Nome de origem germânica, e também muito utilizado pela realeza européia ao longo da história, tem como significado “o senhor do lar”. É o nome do atual príncipe da Casa de Orleans, a Famíia Real Francesa.

5. Vitor

Príncipe Italiano

O atual mandatário da Casa Real Italiana de Sabóia ostenta esse nome, que vem da palavra latina victor, que significa “vitória”. Também dá origem ao nome Vitório.

6. Carlos

De origem germânica, com o significado de “guerreiro” ou “homem do povo”, é um nome extremamente comum em todos os países de língua latina. Uma das maiores figuras do período medieval foi Carlos Magno, Imperador Franco e do Sacro Império Romano Germânico.

7. Pedro

Príncipe Pedro

Esse talvez seja, para nós brasileiros, o nome de príncipe mais conhecido, afinal, o Primeiro Imperador do Brasil, foi o príncipe Dom Pedro, que assumiu como Pedro I. O nome tem origem grega, e é muito conhecido também pela Bíblia. Pedro vem da palavra petras, que significa “rocha ou pedra”.

8. Felipe

Felipe

Tem sua origem no nome grego Philippos, formado pela junção das palavras phílos, que significa “amigo”, e híppos, que quer dizer “cavalo”. Significa, portanto, “amigo dos cavalos”. Felipe era o nome do rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande. O atual rei da Espanha tem esse nome.

9. Cristian

Príncipe Grego Cristian

O jovem Cristian Henrik, de apenas 14 anos, é o segundo na linha de sucessão ao trono dinamarquês. O nome tem origem na palavra grega khristós, que significa “ungido”, e que dará origem ao termo cristão.

10. Alberto

Alberto - Principe de Mônaco

Nome do príncipe de Mônaco, um pequeno principado localizado no sul da França, é também um nome muito comum entre a realeza europeia. Alberto, e sua variação Adalberto, é um nome de origem germânica, cujo significado pode ser identificado como “aquele que é nobre ou ilustre”.

11. Ricardo

Príncipe Ricardo

De origem germânica, com o significado de “príncipe forte ou corajoso”, é também um nome extremamente popular em toda a Europa, graças à versão inglesa do nome, Richard. O nome foi muito difundido durante a Idade Média por conta do famoso Ricardo “Coração de Leão”, rei da Inglaterra no século XII.

12. Alexandre

Alexandre o Grande

Esse nome significa “protetor do homem”, e sua origem vem do grego antigo Aléxandros. É um nome muito difundido em todo o mundo, e historicamente ligado à figura de Alexandre, o Grande, fundador do Império Macedônico e um dos maiores imperadores do Mundo Antigo. Confira aqui variações do significado de alexandre. 

13. Ivan

Ivan Príncipe Russo

Nome de origem russa que pode ser traduzido como “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”, e é muito comum nos países de língua eslava.

14. Luís

Henrique Príncipe da França

Esse famoso nome vem do nome germânico Hloddoviko, composto pela junção dos elementos hlot, que significa “famoso, ilustre, célebre”, e wig, que quer dizer “guerreiro”. Deu origem aos nomes Luis, Louis em francês, e também Clóvis. Foi utilizado por vários príncipes e reis ao longo da história, sendo o mais famoso o célebre Luís XIV, que governou a França entre 1643 e 1715.

15. Frederico

Frederico Príncipe

Significa “rei da paz”, “príncipe da paz”, “o que governa com paz”. Frederico tem origem no nome germânico Friedrich, formado pela união das palavras frid, que significa “paz”, e rich, que quer dizer “rei” ou “príncipe”, com o significado de “rei ou príncipe da paz”. Muito comum entre a realeza alemã e escandinava.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content