7 nomes egípcios masculinos e seus significados

Os nomes egípcios são muito bonitos, simbólicos, expressivos e exóticos. Porém, não são muito comuns, por conta da tradição católica no Brasil, que condena o paganismo. E a grande maioria dos nomes egípcios são nomes de antigos deuses da cultura e da crença do Antigo Egito.

Quer algumas opções de nomes egípcios masculinos, com seus significados e interpretações, para se inspirar na hora de escolher o nome de seu filho? Pois confira a seguir a seleção de 7 nomes egípcios masculinos e sues significados para batizar seu filho!

1 – Rá

Rá - Significado do nome egípcio

Rá era uma das principais divindades da religião egípcia, especialmente durante a Quinta Dinastia. É o nome dado ao deus do Sol, o maior e principal deus egípcio. A luz do sol teve um papel crucial para o desenvolvimento do Egito, uma vez que ajudou no cultivo do alimento, sendo o culto a ele muito próspero e amplamente realizado.

É, sem dúvida, um nome muito bonito e bastante impactante. Porém, segundo um levantamento o IBGE em 2010, há apenas 47 pessoas com o nome em questão.

2 – Nilo

Nilo - Significado do nome egípcio

Não se sabe ao certo a origem do nome Nilo, mas está muito associado à cultura egípcia. Isso porque este foi o nome do mais extenso rio do mundo e um dos mais importantes rios africanos, cortando o Antigo Egito e ajudando o povo de lá a prosperar e a sobreviver no meio do deserto.

Por isso, carrega intimamente os significados “o rio” e “azulado”. Homens com este nome são pessoas puras e calmas, como as águas do Nilo, possuindo, também, bastante força e ajudando todos aqueles ao seu redor a prosperarem.

Este já é um nome mais comum. Segundo um censo do IBGE em 2010, há 18.555 pessoas com este nome no Brasil. Além disso, é uma forma afetiva de se referir ao nome “Danilo”.

3 – Ramsés ou Radamés

Ramsés - Significado do nome egípcio

Ramsés é um dos nomes egípcios mais bonitos. Originado no antigo egípcio, “Rmssu”, “R’mssw” ou “Ramssw”, é formado pela junção do nome do já citado deus do sol Rá com “mês” ou “mesu”, que significa “nasce” ou “filho”.

O significado do nome, portanto, é algo próximo a “filho de Rá” ou “filho do Deus do Sol”. Diversos faraós egípcios receberam este nome, sendo, portanto, um nome bastante exótico, emblemático e poderoso.

Uma variação de Ramsés, com o mesmo sentido, é “Radamés”.

4. Amon

Amon - Significado do nome egípcio

“Amon” é uma palavra do grego, com origem no egípcio antigo “Yamānu”, cujo significado é “o oculto”, “o escondido” ou “o secreto”.

Na mitologia egípcia, Amon era o deus do ar, mas também o responsável por ter criado a si mesmo e, posteriormente, a todo o restante. Com o passar dos séculos, ele fundiu-se com Rá, formando assim o deus solar supremo “Amon-Rá”.

Amon não é um nome muito popular por estar relacionado à demonologia (estudo dos demônios). Segundo a demonologia, Amon é o “Marquês do Inferno”.

5. Hórus

Hórus -Significado do nome egípcio

“Hórus” tem origem do grego “Horos”, que por sua vez foi originado do egípcio antigo “Heru”, que quer dizer “o que voa alto”. Na mitologia egípcia, é o dos céus e dos vivos. Por estar relacionado à altura, tinha cabeça de falcão. Seus olhos representavam o sol e a lua.

Num combate contra Seth, que Hórus derrotou, tornando-se assim rei dos vivos, ele teve um de seus olhos feridos, mais especificamente o olho que simboliza a lua. Era assim que os egípcios explicavam as fases da lua: era o olho de Hórus fechando-se pela ferida.

Esse é um nome de uma pessoa que certamente alcançará a altitude na vida, realizando grandes feitos. Também não é popular no Brasil.

6. Osíris

Osíris - Significado do nome egípcio

O nome “Osíris” tem origem do egípcio “asura”, que quer dizer “sopro criador” ou “espírito criador”.

Osíris é considerado o Deus do renascimento e da agricultura. Da agricultura porque, desde o início, é atribuído à força do solo, responsável pelo crescimento da vegetação. Do renascimento porque, após ser traído e morto por seu irmão Seth, Osíris renasceu no Além, vencendo a morte e tornando-se senhor e juiz dos espíritos dos mortos.

Foi o mais popular do Egito Antigo. Por representar a agricultura, que permitiu o progresso da civilização, também é considerado o patrono da civilização.

7. Toth

Toth - Significado do nome egípcio

“Toth”, “Tote” ou “Djeuti” foi um dos deuses da mitologia egípcia. Toth era o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Esse é, portanto, o nome de alguém muito inteligente e com profundo senso estético e espiritual.

Confira nomes masculinos de outras origens

Deixe seu Comentário

WebGo Content