15 Nomes Espanhóis Masculinos e seus significados

Caso você esteja procurando um nome masculino para o seu filho, pegar algumas influências de nomes de origem espanhola podem ajudar nesta tarefa. Pois confira esta lista com 15 nomes espanhóis, com suas origens e significados, que preparamos para você!

1. Murilo

“Murilo” vem do espanhol “Murillo”, cuja origem reside no latim “múrus”, que significa “parede ou muralha”. “Murillo”, nesse caso, é o diminutivo da palavra “múrus”, de modo que o nome significa, então, “pequeno muro” ou “pequena muralha”, possivelmente indicando alguém que, apesar da baixa estatura, é bastante forte e resistente.

2. Santiago

O nome Santiago, espanhol, é uma aglutinação, uma junção, de “Santo” e “Iago”, resultando em “Santiago”. “Iago”, por sua vez, é uma versão espanhola e galesa do personagem bíblico Jacó, (Ya’akov), que deriva do hebraico “Yaaqobh”, que por sua vez vem do aramaico “iqbá”, que quer dizer “calcanhar”. Jacob tem relação com a história bíblica de Esaú e Jacó, dois irmãos gêmeos, sendo Jacó o último a nascer, vindo ao mundo segurando no calcanhar do irmão, o que justifica o seu significado: “aquele que vem do calcanhar”.

3. Diego

Diego é um nome espanhol, apesar de a sua origem exata ser incerteza. Alguns argumentam que tem origem com o termo “didacus”, do latim, que significa “doutrina” ou “ensino”, significando, nesse caso, “aquele que ensina/doutrina”. Por outro lado, também pode ser uma forma curta de “Santiago”, significando, então, o mesmo que o anterior: “aquele que vem do calcanhar”.

4. Vasco

Vasco vem do nome espanhol medieval “Velasco”, que possivelmente significa algo como “corvo”, na língua basca. O nome também pode ter relação com o gentílico “vascones”, que quer dizer justamente “bascos”, indicando os habitantes do País Basco, entre a França e a Espanha.

O nome ganhou notoriedade especialmente por ser o nome de Vasco da Gama, importante navegador, sendo o primeiro europeu a navegar entorno da África em direção à Índia.

5. Mariano

Mariano é a versão espanhola/portuguesa do nome latino Marianus, que por sua vez deriva de “Marius”, formado ou a partir de “Mars”, nome do Deus da Guerra romano, ou a partir de “mas” ou “maris”, que quer dizer “homem”. Pode significar, portanto, tanto algo como “aquele que descende de Marte” ou “que tem a natureza de Mario” quanto “homem viril”.

6. Ramiro

Ramiro é um nome espanhol, derivando do antigo “Ramirus”, versão espanhola de “Raminir”, nome de origem visigótica formado pela junção de “ragin’, que significa “conselho”, com “mari”, que significa “ilustre”. O sentido, portanto, é de “conselheiro ilustre”.

7. Fernando

O nome Fernando é a versão espanhola do nome alemão “Ferdinand”, cujo significado pode ser tanto “aquele que tem coragem para atingir a paz” ou “aventureiro corajoso”. O nome em sua versão espanhola carrega esse significado. Também é bastante utilizado como sobrenome, mas na forma de “Fernandes”, com um significado mais aproximado de “filho de Fernando” ou “filho daquele que tem coragem para atingir a paz”.

8. Cristian

Cristian é a forma espanhola do nome latino “Christianus”, cujo significado é “um Cristão”, com o significado também podendo ser “ungido por Cristo”, “consagrado a Cristo” ou “seguidor de Cristo”. Um nome, obviamente, relacionado à figura de Cristo e a tudo aquilo que ele representa.

9. Juan

O nome Juan é uma variação espanhola do nome João, que vem do hebraico “Yohannan”, cujo significado é “Jeová”, uma das maneiras de se referir a Deus no Antigo Testamento, sendo a junção de “Yah”, que significa “Javé”, com “hannah”, que significa “graça”. O sentido, portanto, é de “agraciado por Deus” ou “Deus é cheio de graça”.

10. Pablo

Pablo é a versão espanhola do nome Paulo, formado a partir do nome latino “Paulus”, cujo significado é “pequeno” ou “humilde”. No início, provavelmente foi usado como uma forma de se referir a pessoas de baixa estatura, apesar de também poder significar “alguém humilde”.

O pintor cubista espanhol Pablo Picasso ajudou a impulsionar a popularidade do nome.

15 nomes suecos masculinos para se inspirar!

11. Jaime

Jaime é a forma espanhola do nome latino “Iacomus”, derivado do hebreu “Ya’aqov”, que significa Jacó. O sentido de Jaime, portanto, se aproxima do significado de Santiago, significando “aquele que vem do calcanhar”.

12. Santana

Um nome originário da região da península ibérica, nascendo de uma possível homenagem à mãe de Cristo, Maria, cujo nome em hebraico era “Hannah”, que significa “graça”. Porém, é mais utilizado como sobrenome, podendo, inclusive, ser grafado na forma “Sant’Anna” ou “Sant’Ana”.

13. Aguado

Aguado tem, obviamente, relação com a água, sendo um nome puramente espanhol. Servia para indicar pessoas que trabalhavam ou viviam próximas da água, denotando, assim, uma possível relação com o mar ou com a natureza.

14. Alonso

Alonso é a variação espanhola do nome Alfonso, cuja origem é visigótica. Alfonso é formado pelos elementos “adal”, que significa “nobre”, e “funs”, que significa “pronto”. O sentido, portanto, é de “nobre e pronto”, tendo sido o nome de vários reis da península ibérica.

15. Álvaro

Álvaro é a forma espanhola do nome germânico “Alfher”, que é a junção de “alf”, que significa “elfo” ou “duende”, com “hari”, que significa “exército” ou “guerreiro”. O sentido, portanto, é o de “guerreiro/exército élfico”.

15 Nomes Espanhóis Masculinos

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content