15 nomes evangélicos masculinos e seus significados para batizar seu filho

Quem está espera de um filho, procura o nome mais bonito para batizá-lo e quer se inspirar na fé? Certamente não faltam inspirações de nomes evangélicos que além de identificar também fazem referência a importantes personagens da história cristã. Aqui, listamos os 15 nomes masculinos evangélicos e seus significados para te inspirar na hora de batizar seu filho. Os nomes aqui foram selecionados com muito carinho e, todos tem um significado especial.

Se ainda não encontrou o que estava buscando sugerimos também que consulte os nomes bíblicos mais famosos. 

Preparado para encontrar o nome perfeito? Prossiga com a leitura!

1 – Davi

Popularidade do nome Davi

Um nome simples, com poucas letras e significa “o amado”, “o querido” ou ainda “o predileto”. Sua origem é do hebraico e, é citado na bíblia. Davi foi rei de Israel no século 10 a.C. e ficou conhecido por ter derrotado o gigante Golias. Acredita-se que Jesus Cristo seja descendente da tribo de Davi, sendo chamado de “filho de Davi”.

2 – Jeremias

Jeremias - Popularidade do nome

Quer dizer “o Senhor é enaltecido” ou “o Senhor é exaltado”. Sua origem é hebraica e, é citado no Antigo Testamento como um dos grandes profetas. Tornou-se um nome comum após a Reforma Protestante.

3 – Eliabe

Eliabe popularidade do nome

Nome bíblico de origem hebraica, Eliabe significa “Deus é pai”. É uma escolha muito bonita para batizar seu filho. Considerado um nome teofórico, pois tem o nome de Deus incorporado à ele. É um nome masculino evangélico bastante comum devido a sua presença nas Escrituras Sagradas e seu significado.

4 – Baruc ou Baruque

“Bem-aventurado”, “próspero” ou ainda “afortunado” ou “feliz”. Baruc é um nome bíblico pouco usado no Brasil, mas bastante comum entre os evangélicos. A história de Baruc é contada no Antigo Testamento e, era um escriba, nobre e culto. Foi secretário do profeta Jeremias.

5 – Samuel

Popularidade do nome Samuel

Literalmente quer dizer “seu nome é Deus”, sendo outro nome teofórico.. Nome de origem hebraica, Samuel, no Antigo Testamento, era o último juiz dominante. Sua história começa quando sua mãe, Ana, não conseguia ter filhos e prometeu a Deus, que se tivesse, o entregaria para servir a Deus. Por isso Samuel foi entregue ao templo de Silo.

6 – Silas

Quer dizer “habitante da floresta”. Acredita-se que a princípio, o nome tenha sido usado para designar as pessoas que vivem ou trabalhavam nas florestas. Na bíblia, no Novo Testamento, era um romano que acompanhou Paulo em suas viagens.

7 – Ezequias

No Antigo Testamento, foi o 13º rei de Judá, sendo um homem com bastante fé e temente a Deus. O nome significa “o Senhor tem fortalecido” ou “força de Deus”. Possui um significado profundo e certamente, uma ótima opção de nome evangélico para batizar seu filho.

8 – João

Popularidade do nome João

Um dos nomes mais utilizados no Brasil, seja entre os evangélicos ou não. Quer dizer “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus”, “Deus perdoa” ou ainda “a graça e misericórdia de Deus”. Na bíblia, existiram vários personagens com esse nome, como o apóstolo João. É perfeito para ser usado em nomes compostos.

9 – Isac ou Isaque

Isac - Popularidade do nome

No Antigo Testamento, Isaque é descendente de Abraão e Sara, pai de Jacó e Esaú. De acordo com as escrituras, Abraão foi testado por Deus, que mandou matar seu filho Isaque. No momento, um anjo surgiu e o impediu. O nome significa “riso”, “ele ri” ou ainda “filho da alegria”.  Foi o único personagem bíblico que não teve seu nome alterado por Deus.

10 – Eliel

Eliel popularidade donome

“Meu Deus é Deus”, “Deus é o Altíssimo”. Nome muito citado no Antigo Testamento, sendo comum entre os chefes de famílias e sacerdotes naquele tempo.

11 – Kalebe, Calebe ou Kaleb

Kaleb - Popularidade do nome

Quer dizer “cachorro” ou “cão”. Na bíblia, foi um dos espiões enviados à Terra Prometida de Canaã por Moisés. Era representante da Tribo de Judá. Kaleb e Josué foram os únicos que sobreviveram para entrar na Terra Prometida. É um nome forte com muitas virtudes para batizar seu filho.

12 – Zaqueu

É hebraico e significa “puro”, “inocente” ou “o que tem pureza”. Na bíblia, Zaqueu era um cobrador de impostos que dividiu tudo o que tinha com os pobres, logo após sua conversão. Em sua passagem, Zaqueu subiu em uma árvore, mais alto que ele pode, para ver Jesus passar.

13 – Daniel

Popularidade do nome Daniel

Quer dizer “o Senhor é meu juiz” ou “Deus é meu juiz”. Na bíblia, sobreviveu após ter sido atirado numa cova com leões. O profeta viveu em cativeiro com os judeus na Babilônia.

14 – Josué

Josué - Popularidade do nome

“Deus é a salvação”, “Javé é salvação” ou “Jeová é auxílio”. É um nome masculino evangélico que mais se aproxima com o divino. Na bíblia, foi um dos 12 espiões enviados por Moisés À Terra Prometida e, tornou-se líder após a morte de Moisés. Antes era chamado de Oséias, até que Moisés mudou seu nome para Josué.

15 – Lázaro

Lázaro - Popularidade do nome

Lázaro tem uma história bonita no Novo Testamento e, o seu nome quer dizer “Deus socorreu” ou “Deus ajudou”. Há dois personagens com esse nome na bíblia. Um deles foi ressuscitado por Jesus Cristo. O outro, era um leproso que teve auxílio de Jesus.

Nomes evangélicos populares

Veja nomes populares em outras religiões

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content