15 Nomes Franceses Masculinos e seus significados lindos

Nomes franceses entre os brasileiros são mais comuns do que se pensa, afinal, muitos pais vão buscar inspiração no exterior, especificamente na França, para registrar seus filhos.

Para provar isso, montamos uma lista com 15 nomes franceses masculinos mais comuns na França e também no Brasil. Confira, veja seus significados e principais variações de escrita.

1. Jean

Trata-se de uma variação do hebraico Iohanan, que significa “agraciado por Deus” ou “Deus é cheio de graça”. O nome, que é um dos mais populares no Brasil, possui a variação escrita Jehan, que deriva do francês antigo.

2. Raul

O nome Raul é uma latinização de Radulf, que tem origem germânica. Seu significado é “aquele que segue o conselho dos lobos” ou “lobo conselheiro”. É um nome popular principalmente a partir dos anos 1960 e pode ser encontrado na variação escrita Raoul, Raúl e Raolf.

3. Michel

Michel é o diminutivo de Michael, que possui origem hebraica e significa “que é como Deus”. Esse é um dos nomes mais tradicionais e clássicos franceses, inclusive um dos mais populares por ser simples. Sua variação escrita mais famosa é Michael.

Veja aqui qual é o significado do nome Artur e fique por dentro!

4. Marlon

A origem do nome é incerta. Especula-se que seja francês e que signifique “falcão pequeno”. Também há quem acredite que a origem seja celta, derivando de Merlin. Sua popularidade atingiu o auge entre 1960 a 1980 e era possível encontrá-lo na variação escrita Marlin, Marlen e Marlo.

5. Olivier

Nome que possui origem no latim, na palavra Oliva, que significa “oliveira”, ou seja, a árvore que gera a azeitona. Trata-se de um nome famoso mundialmente, sobretudo na variação escrita Oliver.

6. Denis

Denis é a forma francesa medieval de Dionísio, que vem do grego Dyonysios, e quer dizer “espírito das águas”, “dia e noite”, “o céu e as águas”. Foi um nome muito popular na França da Idade Média, nos séculos XVIII e XX, principalmente. Também é encontrado nas variações escritas Dennis, Denys e Dennes.

7. Wallace

Nome que quer dizer “aquele que é de Gales”, “galês” ou “estrangeiro”. Acredita-se que derive de Walsh, que é uma palavra do francês normando. Curiosamente, durante muito tempo foi utilizado como sobrenome. A partir de 1980, passou a ser adotado como nome principal, principalmente no Brasil. Possui uma variação escrita mais comum: Wallacy.

8. Alison

A origem do nome ainda é motivo de dúvida. Acredita-se que seja do francês medieval Aalis ou do inglês Allison, que por sua vez deriva de Alice’sson, ou seja, “filho de Alice”.

Os significados mais comuns atribuídos a Alison são “de espécie nobre” e “de nascimento nobre”. O nome, que ficou popular no século XIII, XVII e XX, apresenta a variação escrita Allison e Allyson.

Veja aqui qual é o significado do nome Alexandre e se inspire!

9. Roger

Nome originário do alemão Rodger, que significa “célebre guerreiro”, “célebre na lança” ou “lança da glória”. Sua popularidade foi alta na Idade Média e a partir de 1965, quando artistas chamados Roger começaram a fazer sucesso. Possui a variação escrita Rodger, apenas.

10. Louis

Louis é um nome de origem germânica (vem de Ludwig) e seu significado é “combatente famoso” ou “guerreiro glorioso”. É um nome extremamente popular na França desde a época da monarquia, quando 18 reis escolheram se chamar Louis. Apresenta a variação escrita Louie.

11. Pierre

Originário do grego Pétros, que significa “pedra”. Durante a Idade Média, a forma mais comum do nome era Piers, variação escrita que é mais encontrada na literatura atualmente.

12. Hector

Nome que tem origem no grego Héktor e quer dizer “o que possui”, “o que detém”, “o que guarda”. É um nome comum na França há muito tempo, sobretudo por ser mais clássico. Sua variação escrita mais comum é Hektor.

13. Joseph

Possui origem no grego Iosephe no hebraico Yosef e quer dizer “aquele que acrescenta”, “Deus multiplica” e “acréscimo de Deus”. É popular principalmente entre os mais religiosos e pode ser encontrado na variação escrita Josef.

14. Simon

Deriva do hebraico Shimon e significa “ouvinte”, “ele ouviu”. É um nome popular desde o século XVII na França. No Brasil, também pode ser encontrado, principalmente na região do Amazonas. Apresenta as variações Simón e Simoni.

15. Lorran

Quer dizer “habitante de Lorena” ou “aquele que vem do Reino de Lotário”. A origem desse nome popular é francesa e ele possui as variantes escritas como Loan e Loran.

15 nomes franceses masculinos

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content