15 nomes Gregos masculinos para batizar o seu filho

Está escolhendo o nome do seu filho ou simplesmente pensando em opções para quando ter um? Que tal um nome de origem grega? Confira esta lista, com 15 nomes populares de origem grega, que preparamos para você!

1 – Lucas

O nome Lucas, bastante popular no Brasil, tem origem grega, vindo de Loukás, abreviação de Loukános, que servia para nomear os habitantes da Lucânia (também chamada Heracleia), antiga colônia grega no sul da península itálica.

Loukásderiva de Leukós, cujos significados são “branco”, “brilhante”, “de cor clara”. Por essa razão, o nome Lucas também significa “iluminado”.

Segundo o IBGE 2010, é o oitavo nome masculino mais popular no Brasil. Confira o número de registros do nome no Brasil ao longo das décadas no gráfico abaixo.

Popularidade do nome Lucas

2 – Pedro

O nome Pedro vem de Pétros, que é uma tradução de Cephas, que em aramaico significa “pedra” ou “rochedo”. É o nome, portanto, de um alguém forte e resistente.

Na bíblia, no trecho em que Jesus funda a sua igreja, há a famosa passagem em que diz “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja”, fazendo um jogo de palavras entre o nome “Pedro” e a sua origem, dando a entender que seria por meio dele, Pedro, que a igreja de Cristo seria edificada.

Veja aqui mais sobre os nomes de meninos tendência no ano de 2020!

Segundo o IBGE 2010, Pedro é o sétimo nome mais popular no Brasil. Confira o gráfico do IBGE a respeito da popularidade do nome:

Popularidade do nome Pedro

3 – Felipe

Já Felipe vem do grego Phílippos, que é a junção de “phílos”, amigo, com “híppos”, cavalo. O significado, portanto, é “amigo dos cavalos”. O sentido, porém, pode ser ampliado para “nobre”, uma vez que apenas estes possuem cavalos na Grécia Antiga.

Segundo o IBGE 2010, é o 18º nome mais popular no Brasil. Confira a popularidade do nome ao longo das décadas:

Popularidade de Felipe

4 – André

O nome André vem do grego Ándreas, que é a junção de “aner”, que significa “homem”, com “ándros”, que é algo como “másculo” e “hombridade”, significando, portanto, algo como “homem corajoso”.

Segundo o IBGE 2010, é o 23º nome masculino mais usado. Confira a popularidade do nome André ao longo das décadas:

Popularidade de André

5 – Nicolas

O nome Nicolas vem do grego Nikólaos, que é a junção de “níke”, vitória, com “laos”, povo. Nicolas, portanto, é “aquele que leva o povo à vitória”.

Foi o nome de vários papas importantes do catolicismo e de vários imperadores russos, inclusive de Nicolau II, o último imperador da Rússia.

Ainda é um nome pouco comum no Brasil, ocupando a 133ª posição segundo o IBGE. Confira a popularidade do nome ao longo das décadas:

Popularidade do nome Nicolas

6 – Alexandre

O nome Alexandre vem do grego Aléxandros, que é a junção do verbo “aléxo”, cujo significado é algo como repelir, defender ou proteger, com “andrós”, que, como vimos, significa “homem”. Alexandre, portanto, é “aquele que protege os homens”.

A figura histórica com esse nome mais conhecida é Alexandre, O Grande, rei do antigo reino da Macedônia, da Pérsia e Faraó do Egito, sendo considerado um dos maiores conquistadores da história.

Popularidade de Alexandre

7 – Jorge

Jorge vem do grego Geórgios, derivação de Georgós, que é a junção de “ge”, que significa “terra”, com “érghon”, trabalho. O significado, portanto, é “aquele que trabalha na terra” ou “agricultor”.

Veja aqui os 15 nomes indianos mais bonitos e seus significados!

A figura de São Jorge, no cristianismo, é uma das mais conhecidas. Era um antigo oficial do exército romano que, quando o imperador mandou prender todos os soldados romanos que eram cristãos, optou por morrer do que abrir mão de sua fé.

Jorge já foi um nome bastante popular, mas caiu em desuso atualmente, sendo o 34ª nome mais popular. Confira a variação na popularidade:

Popularidade do nome Jorge

8 – Leandro

O nome vem do grego Leíandros, que é ou a junção de “léon”, leão, com “andrós”, homem, ou de “leîos”, dócil, com “andrós”, homem. Pode-se interpretar tanto como “homem-leão” quanto “homem dócil”.

Na mitologia grega, é personagem do mito de amor entre Hero, sacerdotisa de Afrodite, e Leandro, jovem da cidade de Abidos.

É o 29º nome masculino mais popular, sofrendo uma queda na popularidade, também, como é possível ver no gráfico abaixo:

Popularidade do nome Leandro

9 – Ícaro

Vem de Ikaros, que em grego significa “o seguidor”. Na mitologia grega, é o nome do personagem que tentou escapar do Labirinto do Minotauro, em Creta, com as asas de cera feitas por seu pai, que acabaram derretendo próximas do sol.

Sendo o 336º nome masculino mais popular, sua popularidade vem aumentando ao longo das décadas:

Popularidade de ícaro

10 – Antônio

Vem do grego Antónios, embora a sua origem seja um pouco incerteza. Os significados atribuídos são “de valor inestimável” e “digno de apreço”.

Santo Antônio, santo do catolicismo, é uma das figuras mais conhecidas com esse nome, sendo o padroeiro dos pobres e oprimidos e das grávidas e dos casais.

Sendo o 3º nome mais popular, sofreu uma queda de popularidade nas últimas décadas.

Popularidade de Antonio

11 – Heitor

Do grego “Héktor”, derivan de “ekhein”, que significa “possuo/tenho/guardo em meu poder”. O significado do nome, portanto, é “aquele que guarda do/retém o inimigo”.

Na mitologia grega, é o nome de um dos príncipes de Tróia e o segundo maior guerreiro da Guerra de Tróia, atrás apenas de Aquiles.

297º nome mais utilizado, vem sofrendo um aumento na popularidade nas últimas décadas.

Popularidade de Heitor

12 – Theo

Vem do grego Théos, que significa “Deus”. Uma variação é Theodoro, que é a junção de “théos” com “dóron”, dom, significando “presente/dádiva de Deus”.

Théo é o 1.281º nome mais popular, sofrendo um crescimento nos últimos anos.

Popularidade do nome Theo

13 – Aquiles

Do grego Achilléus, é a junção de “akhos”, dor, sofrimento, com “laos”, nação, povo. O significado, portanto, é “sofrimento do povo”.

Na mitologia grega, é o principal herói da Guerra de Troia, representado na Ilíada, de Homero, como um herói corajoso, forte e destemido.

1.057º nome mais popular, sofreu um crescimento na popularidade recentemente:

Popularidade de Aquiles

14 – Apolo

Surge do grego Apóllon, significando “espírito do calor”. Na mitologia grega, é o nome de Apolo, deus das artes, sendo o mais belo entre os deuses.

É o 2.311º nome mais popular, também sofrendo um aumento da popularidade nas últimas décadas:

Popularidade de Apolo

15 – Dionísio

Do grego Dionysios, junção de “dyu”, céu, espírito, dia, com “nisa”, noite, água, é o “espírito das águas”, “o céu e as águas” ou, ainda, “o dia e a noite”. Na mitologia grega, é o deus do vinho, dos festivais, das festas etc.

É o 462º nome mais popular, sofrendo uma queda na popularidade nas últimas décadas:

Popularidade de Dionísio

Confira abaixo a lista completa dos 15 nomes, pronta para compartilhar nas redes sociais:

15 Nomes Gregos Masculinos


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content