15 nomes Hebraicos masculinos e seus significados

Os nomes de origem hebraica são muito bonitos e bastante populares no Brasil. Tendo geralmente alguma relação com Deus, uma vez que o hebraico é a língua dos antigos hebreus, com a própria Torá, o livro sagrado do judaísmo, sendo redigida neste idioma há mais de 3000 anos.

Confira nesta lista 15 nomes hebraicos masculinos, com seus significados, que podem te ajudar a escolher o nome do seu filho — ou saciar a sua curiosidade a respeito do seu próprio nome!

1 – Gabriel

Gabriel tem origem hebraica, sendo a junção de “gébher”, que significa “homem”, com “el”, que significa Deus”. O significado do nome, portanto, é “homem de Deus”. Por causa da aparição do nome na bíblia, especialmente nomeando o anjo que anuncia a Maria a vinda de Jesus, o nome também é interpretado, às vezes, como “mensageiro de Deus”.

No Brasil, é um nome bastante popular, ocupando a 14ª posição de nomes masculinos mais populares, permanecendo em ascensão desde a década de oitenta, como é possível ver no gráfico abaixo, de um censo realizado pelo IBGE em 2010:

Popularidade do nome Gabriel

2 – Miguel

Miguel vem do hebraico Mikhael, uma combinação de vários termos, que juntas significam algo como “Quem como Deus?”. O nome, portanto, faz uma ilusão à grandiosidade de Deus, não sendo ninguém como ele, carregando um significado de humildade e demonstração de respeito.

A popularidade do nome Miguel vem crescendo nos últimos anos, fazendo com que ocupe a posição de 123º nome masculino mais popular no Brasil. Confira o gráfico:

Popularidade do nome Miguel

3 – Davi

Davi vem do hebraico Dawid (ou Dawídh) e significa algo como “amado”, “querido” ou “predileto”. O nome é mais conhecido pela figura do Rei Davi, antigo rei de Israel do século 10 a.C, responsável por expandir o território da nação em questão.

Veja aqui quais são os nomes suecos mais lindos para meninos!

A popularidade de Davi também tem crescido nas últimas décadas, sendo o 113º nome mais popular, como mostra o gráfico abaixo:

Popularidade do nome Davi

4 – João

João vem do hebraico “Yohannan”, significando “Jeová”, uma das maneiras de se referir a Deus no Antigo Testamento.

É o 4º nome mais popular no Brasil e é usado frequentemente na formação de nomes compostos, como João Guilherme, João Luiz etc. Confira o gráfico de popularidade do nome nas últimas décadas:

Popularidade do nome João

5 – Daniel

Daniel vem do hebraico “Daniyyel”, que é a junção de “dan”, “juiz”, com “el”, que significa Deus. O sentido, portanto, é o de “Deus é meu juiz”. É o nome, portanto, de um alguém consciente de seus deveres e princípios, especialmente morais.

É o 17ª nome mais popular no Brasil. Confira a variação de popularidade:

Popularidade do nome Daniel

6 – Rafael

O nome Rafael vem do hebraico “Rephael”, que é a junção de “repha”, que significa “curou”, com “el”, que, como já vimos, significa “Deus”. Rafael, portanto, é “aquele que foi curado por Deus”.

No Brasil, é o 15º nome masculino mais popular, sofrendo um aumento muito grande na popularidade a partir de 1970, mas caindo ao longo das décadas.

Popularidade do nome Rafael

7 – Matheus

Mateus, frequentemente grafado como Matheus, vem do hebraico “Mattiyyah”, que significa “dádiva de Deus” ou “dom de Deus”. É conhecido especialmente por ter sido o nome de um dos doze apóstolos de Jesus, responsável pela escrita de um dos evangelhos.

Veja aqui quais são os nomes poloneses mais bonitos de meninos!

Ocupando a 26ª posição de nome masculino mais popular no Brasil, vem sofrendo um aumento na popularidade desde 1980.

Popularidade do nome Mateus

8 – José

José vem do hebraico “Yosef”, que significa “acréscimo do Senhor”. É mais conhecido por ter sido o nome do carpinteiro marido de Maria, mãe de Jesus.

É o 2º nome mais popular no Brasil, apesar de, desde 1960, estar sofrendo uma queda de popularidade. Também é comum em nomes compostos, como José Henrique, José Augusto etc.

Popularidade do nome José

9 – Samuel

Samuel tem origem hebraica “Shemu’el”, apesar de uma das palavras vir do aramaico. É a junção de “Shem”, que em aramaico significa “nome”, com “el”, que significa “Deus”. O sentido, portanto, é o de “Nome de Deus”

Sendo o 98º nome mais popular no Brasil, está em ascensão de popularidade desde 1940.

Popularidade do nome Samuel

10 – Jacó

Jacó vem do hebraico “Yaaqobh”, que quer dizer “calcanhar”, cujo significado mais aceito é “aquele que vem do calcanhar”, por conta da história bíblica Esaú e Jacó, tendo este último nascido segurando o calcanhar do irmão, e, por isso, era mais comum entre gêmeos.

Não é muito popular no Brasil, estando na posição de número 1.847, e tem sofrido uma queda na popularidade nas últimas décadas.

Popularidade do nome Jacó

11 – Benjamin

Benjamim vem do hebraico “Bem-iamin”, que é a junção de “ben”, “filho”, com “yamin”, “mão direita”. O significado, portanto, é “filho do lado direito”, cujo sentido é o de “filho bem-amado” ou “filho da felicidade”.

Nomes espanhóis masculinos mais bonitos para colocar eu seu filho!

Também não muito popular no Brasil, ocupando a posição de 2.623 de popularidade, apesar de estar em ascensão desde 1990.

Popularidade do nome Benjamin

12 – Emanuel

Emanuel vem do hebraico “Immanuel”, que é a junção de “immánu”, “conosco”, com “el”, que significa “Deus”. O sentido, portanto, é “Deus está conosco”.

Nome relativamente comum no Brasil, sendo o 347º mais popular e sofrendo um crescimento na popularidade desde antes de 1930.

Popularidade do nome Emanuel

13 – Noah

Noah vem do hebraico “No’ah”, derivação da palavra “noach”, que significa descanso. O significado, portanto, é “descanso” ou “repouso”, apesar de carregar, também, o sentido de “de vida longa”, por ter sido o nome de Noé, responsável pela arca para o dilúvio, que viveu bastante.

Nome raro no Brasil, ocupando a 12.788ª posição, com apenas 544 pessoas registradas.

Popularidade do nome Noah

14 – Levi

Levi vem do hebraico “Lewi”, que significa “unido” ou “ligado”. É um nome relativamente comum no Brasil, estando na 705º posição de mais populares, apesar de manter-se em crescimento.

Popularidade do nome Levi

15 – Israel

Israel vem do hebraico “Yisrael”, que significa “ele luta com Deus” ou “ele vê Deus”, por conta de uma passagem bíblica de um homem que lutou contra um anjo e o venceu. Atualmente, é o nome dado à nação que abriga os descendentes dos hebreus no Oriente Médio.

Relativamente popular no Brasil, ocupa a posição de 319 dentre os nomes masculinos, sofrendo uma pequena queda na popularidade a partir de 1990.

Popularidade do nome Israel

Confira na imagem abaixo a lista completa pronta para compartilhar nas redes sociais:

15 Nomes Hebraicos

 


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content