20 Nomes Indianos Masculinos e seus Significados

Atualmente temos contato com diversas culturas do mundo sem precisar sair de casa: basta acessar a internet, ver algum documentário, ler um livro… Desse modo, nomes de origem indiana podem ser usados por pessoas aqui do Brasil sem nenhum problema.

O significado dos nomes indianos costumam ter interpretações religiosas que partem da cultura hindu. Afinal, a Índia é um verdadeiro berço de sincretismos e muitas das crenças que se vê no mundo partira de lá, algumas com mais mais de 5 mil anos de existência.

Alguns dos nomes indianos se tornaram mais populares do que outros e ganharam esteriótipos. Quando a Rede Globo lançou a popular novela Caminho das Índias, por exemplo, saltou a quantidade de registros em cartórios brasileiros para os nomes Raj (personagem vivido por Rodrigo Lombardi) e Maya (personagem interpretado por Juliana Paes).

A seguir, veja o significado de 25 nomes indianos masculinos para você se inspirar e conheça como esse nome pode ser escrito em hindi, a língua falada por cerca de 70% dos indianos.

1. Dinesh

significado Dinesh

Falando sobre a etimologia do nome, temos: दिन (Dina), que significa “dia” e ईश (Isha), que significa “Senhor”. Assim, o nome Dinesh significa Senhor do Dia, portanto era usado como o nome do Sol em textos hindus. Portanto, esse nome significa “Deus do Amanhecer”.

Veja aqui 15 nomes espanhóis para batizar seus filhos! 👶

2. Hari

significado Hari

Na mitologia Hindu, Hari é um outro nome para Krishna e Vixnu.

Krishna é a suprema personalidade de Deus, sendo o aspecto de Deus mais cultuado em toda a Índia. Um de seus títulos é o nome Hari, que significa “Aquele que tira”. Nesse caso, essa retirada é a dos pecados, ou seja, Hari é o que afasta samsara, o ciclo de nascimentos e mortes.

Vixnu forma a trimúrti, a trindade sagrada do hinduísmo e é responsável pela sustentação do Universo.

Em sânscrito (antiga língua indiana) significa “”marrom, amarelo, marrom-amarelado” e por extensão “macaco, cavalo, leão”.

3. Indra

significado Indra

Muitos nomes masculinos indianos famosos são obtidos da mitologia hindu, uma das mais antigas do mundo. Indra é o deus do céu no Hinduísmo, sendo a principal divindade no Rigveda (livro dos hinos). É o ser mais forte de todos os seres, Deus das guerras, dos trovões e das tempestades. Atualmente, é realmente mais conhecido como Deus do trovão.

4. Kabir

significado Kabir

Kabir tem como significado “O Grande”. Esse nome é popularmente conhecido pois é associado a um grande poeta indiano chamado Kabir Das, que viveu entre 1440 e 1518. Seus escritos influenciaram o movimento bhakti do hinduísmo.

5. Krishna

significado Krishna

Krishna é o Deus mais cultuado na cultura hindu, por ser o Ser Supremo, pois travou diversas batalhas e era um grande príncipe guerreiro. O significado de Krishna é “verdade absoluta”.

6. Manu

significado Manu

Na mitologia Hindu, Manu é o filho de Svayambhuva. Esse nome tem como significado “pensamento”, “sábio”; “Deus está conosco”. Na teosofia, Manus são um coletivo, sendo considerados os pais da humanidade.

👉15 nomes indígenas para nomear seus filhos com criatividade! 👶

7. Radesh

significado Radesh

O Deus Krishna possui uma série de outros nomes pela qual é chamado. Radesh é um desses nomes. Outro significado é “aquele dotado de magnetismo”.

8. Raj

significado Raj

O nome Raj tem origem sânscrita, sendo o sânscrito uma antiga língua indiana. Esse nome é bem popular na Índia e significa “rei” ou “príncipe”. Em certos casos, Raj também é usado como sobrenome.

9. Ravi

significado Ravi

Ravi, que em sânscrito é सूर्य , é um dos nomes usados para falar sobre Surya, o Deus Sol no hinduísmo. Essa religião possui diversos textos e escrituras, sendo os Vedas quatro escrituras em sânscrito védico (antiga lingua indiana) onde o Deus Sol Ravi é adorado.

10. Omparkash

significado Omparkash

O significado de Omparkash é “luz de Deus”. O ator indiano Om Prakash é famoso na Índia devido a sua versatilidade, sendo uma das importantes figuras do cinema local indiano.

11. Shankar

significado Shankar

Esse nome é uma variação do termo Shânkara, que significa “aquele que toca a concha”. No hinduísmo, Shankar é um dos nomes dados ao deus Shiva, um dos mais importantes do hinduísmo por ser o destruidor e regenerador da energia vital.

12. Odara

significado Odara

Odara tem como significado “paz e tranquilidade”, sendo também usado para designar algo que é bom e belo. Esse nome também é conhecido pelas pessoas que seguem religiões de matriz africana por ser um Exu guia.

👉 Nomes hebraicos: 15 melhores nomes para meninos com seus significados!

13. Kamadewa

significado Kamadewa

Kamadewa ou Kamadeva é o nome de uma divindade hindu, representada por um jovem bonito e alado, carregando consigo um arco e uma flecha. Em sânscrito, esse nome é escrito como कामदेव e tem como significado “Deus do amor e do desejo, cupido”.

14. Siddartha

significado Siddartha

Esse nome tem como significado “aquele que alcançou a sua meta, o Buda”. Siddhartha Gautama foi um príncipe da região Sul do atual Nepal que renunciou o trono para acabar com o sofrimento humano e de todos os seres. Ele é mais conhecido como Buda ou Buddha.

15. Ragendra

significado Ragendra

Esse nome tem como significado “o senhor dos reis, imperador” e é escrito como राजेंद्र em sânscrito.

16. Aabharan

significado Aabharan

O nome Abharan é usado tanto para meninas quanto para meninos na índia. Sua origem hindi significa ornamento, joia ou preciosidade e é um bom nome para homenagear um filho.

17. Sarvesh

significado Sarvesh

O nome Sarvesh não é tão popular na índia, entretanto, ainda configura como uma boa opção para quem quer homenagear o filho com uma escolha bem original. O significado desse nome quer dizer Deus de todos ou Onipresença de Deus.

18. Manish

significado Manish

O nome Manish significa “perspicácia” e “inteligência”. Em outras culturas também pode ser um apelido carinho para meninas e meninos.

19. Bhav

significado Bhav

Bhav é um nome muito popular no oriente do mundo. A sua origem provém dos escritos Sâncrito (भाव ) e é uma mistura das palavras estado de ser e estado da mente. Apesar de ser difícil traduzir literalmente a profundeza de seu significado a palavra está fortemente ligada ao estado das emoções.

O nome também pode ser considerado uma abreviação do a Bhagavad Gita, o mais célebre texto religioso usado pelas religiões hindu como o Harke Krishna. Nele celebra-se algumas das histórias religiosas mais antigas do mundo e se dissemina vinte valores essenciais para a evolução do plano espiritual – muitos deles são usados na Yoga.

20. Adarsh

significado Adarsh

Adarsh é um nome Sânscrito e seu significado literal quer dizer “um ideal” ou “uma ideologia”.

Compartilhe a imagem! Os 15 nomes indianos masculinos mais populares

15 Nomes Indianos Masculinos


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content