15 nomes Irlandeses masculinos e seus significados para batizar seu filho

Escolher o nome perfeito para batizar o seu filho começa com uma lista de possíveis nomes. Os nomes irlandeses masculinos são bonitos e cheios de significado. Para te ajudar nessa escolha, veja esta lista com 15 nomes irlandeses masculinos e seus significados para batizar seu filho:

Nomes irlandeses

1 – Sean

Nome bastante visto em filmes. Significa “Deus é gracioso” ou “agraciado por Deus”. É a variante irlandesa do tradicional “João”, que tem origem hebraica. Sendo assim, bastante tradicional entre os cristãos.No Brasil, é um nome pouco frequente, o que tornará muito especial para o seu filho. Inclusive, John Lennon batizou seu filho com esse nome.

2 – Kennedy

Significa “descendente aquele de cabeça feia” ou “descendente de Cennétig”. Na verdade, essa versão é uma variante inglesa do sobrenome irlandês, Ó Cinnéidigh. Pouco comum no Brasil, mas no Estados Unidos é bastante usado como uma homenagem ao ex-presidente assassinado John F. Kennedy.

3 – Darci

Nome masculino que pode ter duas origens: uma é francesa e a outra irlandesa. Significa “natural da fortaleza” ou “descendente de um homem escuro”, respectivamente. Brasileiros utilizaram muito esse nome em tempos atrás, atualmente existem poucas crianças com esse nome.

4 – Gael

Esse nome já está entre os mais usados e significa “belo e generoso”, “o que protege” ou “o protegido”. Há ainda outro tipo de significado: “aquele que vem da Irlanda”. Pois Gael era o nome de uma tribo irlandesa, que originou a língua gaélica.

5 – Liam

“O protetor corajoso”, “aquele cuja vontade é proteger”. É a variação irlandesa do nome inglês William. Liam não é tão comum no Brasil, por isso é uma boa opção para quem quer um nome diferente para batizar seu filho.

6 – Jailson

O nome Jailson significa “filho da reluzente”, “filho do guerreiro” ou “filho do iluminado”. A verdadeira origem do nome não é conhecida, mas acredita-se que surgiu a partir do irlandês Eilleen’s son (Helena – filho).

7 – Connor

Um nome Irlandês muito tradicional na Irlanda, no Brasil é considerado raro, já que no Censo de 2010 registrou-se menos de 20 meninos com esse nome. Significa “louvado”, “glorificado”, “aplaudido” ou “elogiado”. Um nome bonito, diferente e perfeito para batizar seu filho!

8 – Rian ou Ryan

O “pequeno rei” ou “filho do descendente de Ryan”. As duas grafias são nomes comuns na Irlanda, local de sua origem. Os brasileiros estão aderindo esse nome aos poucos, já que é um nome curto, bonito e com um significado bem legal!

9 – Owen

O nome Owen é mais comum na Irlanda e nos Estados Unidos. Significa “bem-nascido”, “aquele que tem origem nobre” ou “aquele que tem boas origens”. Pode significar ainda “nascido do teixo”. É uma variante do nome galês Owain. No Brasil, esse nome é pouco usado, batizar o seu filho de Owen é dar um nome raro e lindo para ele!

10 – Ronan

Essa versão é oriunda do nome irlandês Ron. Significa “pequeno selo”, “garantia” ou “penhor”. Ronan é o nome de um santo irlandês que viveu no século V, atuando como missionário na Cornualha e na Bretanha. No Brasil, há uma boa aceitação desse nome, ganhando o coração de muitos pais.

11 – Kevin

Esse nome de origem irlandesa, que surgiu a partir do idioma gaélico. Tanto a versão Kevin como Keven, significa “o que nasceu bonito”, “amado desde que nasceu” ou ainda “belo de nascimento”. É um nome bastante popular pelo mundo, inclusive no Brasil. Há outras variações como Quévin ou Quevin.

12 – Brendo

A origem desse nome incerta, há quem acredite que o nome surgiu a partir do gaélico Breandam, que significa “pequeno corvo”. O nome Brendo significa “espada”, “príncipe”, “chefe” ou “pequeno corvo”. É a versão masculina do nome Brenda e também é uma variante de Breno.

13 – Tyrone

Significa “terra de Eoghan”. A origem é no gaélico Tir Eoghain, literalmente, “terra de Eoghan”. É bastante comum na Irlanda devido ao ator Tyrone Power e o seu bisavô, de mesmo nome, que também era ator e comediante.

14 – Mackenzie

“Mac”, significa filho. O nome “Mackenzie” significa “filho de Coinneach” ou “filho de Kenneth”. Esse nome é pouco usado no Brasil, no Censo de 2010 havia apenas 20 registros. Inicialmente era usado como sobrenome, tornou-se nome próprio a partir do século XX.

15 – Donald

“O mais poderoso do mundo” ou “o Senhor é meu juiz”. A origem é incerta, podendo ter surgido do irlandês como Domhnall, com o mesmo sentido do nome Daniel. É um nome comum na Irlanda e nos Estados Unidos. Uma figura importante com esse nome é Donald Trump, o 45º presidente.

Confira nomes masculinos de outras origens


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content