15 nomes Irlandeses masculinos e seus significados para batizar seu filho

Escolher o nome perfeito para batizar o seu filho começa com uma lista de possíveis nomes. Os nomes irlandeses masculinos são bonitos e cheios de significado. Para te ajudar nessa escolha, veja esta lista com 15 nomes irlandeses masculinos e seus significados para batizar seu filho:

Nomes irlandeses

1 – Sean

Nome bastante visto em filmes. Significa “Deus é gracioso” ou “agraciado por Deus”. É a variante irlandesa do tradicional “João”, que tem origem hebraica. Sendo assim, bastante tradicional entre os cristãos.No Brasil, é um nome pouco frequente, o que tornará muito especial para o seu filho. Inclusive, John Lennon batizou seu filho com esse nome.

2 – Kennedy

Significa “descendente aquele de cabeça feia” ou “descendente de Cennétig”. Na verdade, essa versão é uma variante inglesa do sobrenome irlandês, Ó Cinnéidigh. Pouco comum no Brasil, mas no Estados Unidos é bastante usado como uma homenagem ao ex-presidente assassinado John F. Kennedy.

3 – Darci

Nome masculino que pode ter duas origens: uma é francesa e a outra irlandesa. Significa “natural da fortaleza” ou “descendente de um homem escuro”, respectivamente. Brasileiros utilizaram muito esse nome em tempos atrás, atualmente existem poucas crianças com esse nome.

4 – Gael

Esse nome já está entre os mais usados e significa “belo e generoso”, “o que protege” ou “o protegido”. Há ainda outro tipo de significado: “aquele que vem da Irlanda”. Pois Gael era o nome de uma tribo irlandesa, que originou a língua gaélica.

5 – Liam

“O protetor corajoso”, “aquele cuja vontade é proteger”. É a variação irlandesa do nome inglês William. Liam não é tão comum no Brasil, por isso é uma boa opção para quem quer um nome diferente para batizar seu filho.

6 – Jailson

O nome Jailson significa “filho da reluzente”, “filho do guerreiro” ou “filho do iluminado”. A verdadeira origem do nome não é conhecida, mas acredita-se que surgiu a partir do irlandês Eilleen’s son (Helena – filho).

7 – Connor

Um nome Irlandês muito tradicional na Irlanda, no Brasil é considerado raro, já que no Censo de 2010 registrou-se menos de 20 meninos com esse nome. Significa “louvado”, “glorificado”, “aplaudido” ou “elogiado”. Um nome bonito, diferente e perfeito para batizar seu filho!

8 – Rian ou Ryan

O “pequeno rei” ou “filho do descendente de Ryan”. As duas grafias são nomes comuns na Irlanda, local de sua origem. Os brasileiros estão aderindo esse nome aos poucos, já que é um nome curto, bonito e com um significado bem legal!

9 – Owen

O nome Owen é mais comum na Irlanda e nos Estados Unidos. Significa “bem-nascido”, “aquele que tem origem nobre” ou “aquele que tem boas origens”. Pode significar ainda “nascido do teixo”. É uma variante do nome galês Owain. No Brasil, esse nome é pouco usado, batizar o seu filho de Owen é dar um nome raro e lindo para ele!

10 – Ronan

Essa versão é oriunda do nome irlandês Ron. Significa “pequeno selo”, “garantia” ou “penhor”. Ronan é o nome de um santo irlandês que viveu no século V, atuando como missionário na Cornualha e na Bretanha. No Brasil, há uma boa aceitação desse nome, ganhando o coração de muitos pais.

11 – Kevin

Esse nome de origem irlandesa, que surgiu a partir do idioma gaélico. Tanto a versão Kevin como Keven, significa “o que nasceu bonito”, “amado desde que nasceu” ou ainda “belo de nascimento”. É um nome bastante popular pelo mundo, inclusive no Brasil. Há outras variações como Quévin ou Quevin.

12 – Brendo

A origem desse nome incerta, há quem acredite que o nome surgiu a partir do gaélico Breandam, que significa “pequeno corvo”. O nome Brendo significa “espada”, “príncipe”, “chefe” ou “pequeno corvo”. É a versão masculina do nome Brenda e também é uma variante de Breno.

13 – Tyrone

Significa “terra de Eoghan”. A origem é no gaélico Tir Eoghain, literalmente, “terra de Eoghan”. É bastante comum na Irlanda devido ao ator Tyrone Power e o seu bisavô, de mesmo nome, que também era ator e comediante.

14 – Mackenzie

“Mac”, significa filho. O nome “Mackenzie” significa “filho de Coinneach” ou “filho de Kenneth”. Esse nome é pouco usado no Brasil, no Censo de 2010 havia apenas 20 registros. Inicialmente era usado como sobrenome, tornou-se nome próprio a partir do século XX.

15 – Donald

“O mais poderoso do mundo” ou “o Senhor é meu juiz”. A origem é incerta, podendo ter surgido do irlandês como Domhnall, com o mesmo sentido do nome Daniel. É um nome comum na Irlanda e nos Estados Unidos. Uma figura importante com esse nome é Donald Trump, o 45º presidente.

Confira nomes masculinos de outras origens

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content