20 Nomes Poloneses Masculinos e seus Significados

Escolher um nome para batizar seu filho pode lhe causar muitas dúvidas. Afinal, precisa ser perfeito e ter um significado realmente bacana para os pais e para a criança.

Os nomes polacos tradicionais já são muito ocidentais, entretanto, entre as famílias mais tradicionais ainda se conservam os nomes de famílias antigas. Afinal, na cultura polonesa era comum homenagear o nome do filho com um nome que agradecesse ao presente enviado por Deus ou ajudasse a categorizar a futura profissão do filho.

A Polônia é um berço de várias tribos eslavas e, por isso, muitos dos nomes tradicionais poloneses têm origem eslava – sobretudo aqueles que terminam em staw ou mir. 

Entretanto, conta a história que esses lexemas (mistura de dois nomes) chegaram a ser proibidas pelo Concílio de Trento da Igreja Católica Apostólica Romana entre os anos de 1545 a 1563 por serem considerados nomes pagãos. Na Polônia a nova exigência de não usar as terminações como nome próprio e nem sobrenome fez com que os nomes de origem eslava se tornassem escassos por mais de século.

Por se tratar de um país com fortes tradições religiosas cristã até hoje é normal nomes católicos nos registros da Polônia. Inclusive, por lá cada dia do ano é atribuído o nome de um santo e percebe-se que isso influencia no registro dos bebês que nascem – o que faz parecer que o país tem um nome oficial escolhido para cada ano.

Aqui nessa lista você irá conferir 15 nomes poloneses masculinos e seus significados. Certamente, você irá gostar de alguns!

Veja:

1 – Heiko

Significado de Heiko

Significa “o poderoso governante” ou ainda “senhor do lar”. A origem é alemã e polonesa e, é a forma abreviada do nome Hendrik, Henrique em português. Heiko é um nome muito bonito, que representa o homem que gosta e tem capacidade de governar e cuidar. É um nome original e pouco usual, o que torna ainda mais especial para batizar seu filho!

2 – Casimiro

Significado de Casimiro

Nome de origem polonesa, significa “aquele que prega a paz”. Sua raiz vem da palavra kazimier, do kazati, que tem o mesmo significado do nome. Não é um nome muito comum, mesmo em seu país de origem, mas certamente é bem bonito!

3 – Waclaw

Significado de Waclau

É uma variante polonesa do nome Venceslau, que significa “coroado de glórias” ou “entrelaçado nas glórias”. A origem é eslava, da palavra vienetz. Outra variação é Wenceslau, mais comum em países de língua latina. Waclaw é um nome muito pouco usado, o que o torna bem original.

👉15 nomes italianos para batizar seu filho!

4 – Edward

Significado de Edward

Significa “guardião rico” ou “protetor de riquezas”. É uma variação polonesa e inglesa do nome Eduardo, que tem origem germânica Hadaward. Edward é um nome bonito e, no Brasil ganha um toque internacional muito bonito. É pouco usado em terras brasileiras, sendo um nome polonês original.

5 – Oton

Significado de Oton

“Rico”, “afortunado” ou “poderoso”. É uma variação polonês do já conhecido Oto. A origem é germânica e, também já ganhou algumas variações como Odair, Audo, Odílio e Eudes. A versão Oton é original, já que não existem muitos registros desse nome no Brasil, diferente da versão Oto.

6 – Petroski

Significado de Petroski

Esse nome é uma variação polonesa do tradicional Pedro, que significa “pedra” ou “rochedo”. É originado do grego Pétros. Além de Petroski, do polonês, Pedro tem outras variações: Peter, Pietro, Pierre, Petra, Peterson, Petrus e outros.

7 – Antoni

Significado de Antoni

“Valioso”, “sem preço” ou “de valor inestimável”. Esse nome com uma linda pronúncia e significado, é uma variação polonesa do já tradicional Antônio. A origem é do latim Antonius. O nome á tem certa popularidade, contudo ainda é pouco usado, sendo uma ótima opção de nome polonês bonito e com um significado bem legal!

8 – Andrzej

Esse nome é uma variante polonesa do também tradicional André. Por sua vez, André significa “másculo”, “masculino” ou “viril”. A origem do nome é grega, Andreas. A versão polonesa, Andrzej é considerado um nome bem original, devido a sua escrita, pronúncia e o baixíssimo número de registros no Brasil.

Veja aqui 15 nomes mitológicos masculinos para se inspirar!👶

9 – Machado

Significado de Machado

Significa “aquele que faz machados”, “fabricante de machados” ou ainda “aquele que trabalha com machados” e, tem origem polonesa. É um sobrenome, que acabou sendo usado como uma maneira de identificar as pessoas que trabalhavam com esse instrumento. O nome é comum no Brasil, considerado popular.

10 – Bogdana

Significado de Bogdana

Um nome polonês com baixa quantidade de registros, mas com um significado muito bonito! Bogdana quer dizer “presente de Deus”. É um nome masculino muito original, já que tem uma pronúncia diferente e pouco popular. Seu filho terá um nome especial e bem diferente!

11 – Haskel

Significado de Haskel

Nome polonês, variante de Ezequiel. Por sua vez, significa “Deus vai fortalecer” ou “Deus fortalece”. A origem é hebraica, Yehezhell. É um nome muito significativo, até mesmo porque Ezequiel é um nome bíblico. Haskel é uma boa opção para sair do tradicional ter originalidade e ainda continuar com um significado bem bonito no nome! A versão polonesa não tem muitos registros, o que deixa o nome mais original ainda.

12 – Bartinik

Significado de Bartinik

Nome de origem polonesa, bastante tradicional e significa “tratador de colméias”. No Brasil, não existem tantos registros desse nome, sendo perfeito para pais que querem um nome praticamente único para seus filhos.

13 – Kristofer

Significado de Kristofer

“O que carrega Cristo em si” ou o “portador de Cristo”. Kristofer é uma variação polonesa do nome croata e sueca Christopher. Em português, é mais conhecido como Cristóvão. A origem desse nome é grega.

Esse nome tem uma grafia diferente e uma pronûncia bem parecida com o nome sueco. A versão polonesa não é tão usual no Brasil, tendo baixa popularidade, mas é um nome bem bacana para quem quer batizar seu filho com um nome diferente e cativante.

15 nomes franceses para meninos lindos e charmosos!

14 – Nikolai

Significado de Nikolai

Esse nome é bem bonito e significa “vitorioso, conquistador do povo”. É um nome polonês muito usado e, no Brasil já possui certa popularidade, mas ainda não é tão comum. Essa variação vem de Nicolas, que tem origem grega em Nikólaos.

15 – Dawid

Significado de Dawid

Significa “amado” e é uma variação polonesa do nome David ou Davi.

16. Igor

Significado de Igor

O nome Igor em polonês quer dizer “preservar” ou “proteger”. O nome é muito tradicional na Polônia e identifica célebres tal como Igor  Lewczuk  um importante futebolista zagueiro polonês.

17. Brendyk

Em polonês esse nome significa, literalmente, O Bendito que vem em nome do Senhor. Seu significado religioso era usado, claramente, como uma forma de homenagear os filhos enviados por Deus.

18. Jacek

Significado de Jacek

O nome Jacek é um nome masculino que quer dizer “flor de Jacinto” e também pode ser usado por meninas, apesar de não ser muito popular na Polônia moderna.

19. Gerik

Significado de Gerik

O nome Gerik quer dizer fortemente como uma lança ou afiado como uma lança, é uma identificação de personalidade e antigamente muito usado para nomear soldados.

20. Jaromil

Significado de Jaromil

Jaromil é um nome polonês masculino que significa tempos agradáveis ou primavera agradável, palavras que emanam bonança e fertilidade.

Compartilhe a imagem dos 15 nomes poloneses mais populares!

15 Nomes Poloneses Masculinos


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content