20 Nomes Poloneses Masculinos e seus Significados

Escolher um nome para batizar seu filho pode lhe causar muitas dúvidas. Afinal, precisa ser perfeito e ter um significado realmente bacana para os pais e para a criança.

Os nomes polacos tradicionais já são muito ocidentais, entretanto, entre as famílias mais tradicionais ainda se conservam os nomes de famílias antigas. Afinal, na cultura polonesa era comum homenagear o nome do filho com um nome que agradecesse ao presente enviado por Deus ou ajudasse a categorizar a futura profissão do filho.

A Polônia é um berço de várias tribos eslavas e, por isso, muitos dos nomes tradicionais poloneses têm origem eslava – sobretudo aqueles que terminam em staw ou mir. 

Entretanto, conta a história que esses lexemas (mistura de dois nomes) chegaram a ser proibidas pelo Concílio de Trento da Igreja Católica Apostólica Romana entre os anos de 1545 a 1563 por serem considerados nomes pagãos. Na Polônia a nova exigência de não usar as terminações como nome próprio e nem sobrenome fez com que os nomes de origem eslava se tornassem escassos por mais de século.

Por se tratar de um país com fortes tradições religiosas cristã até hoje é normal nomes católicos nos registros da Polônia. Inclusive, por lá cada dia do ano é atribuído o nome de um santo e percebe-se que isso influencia no registro dos bebês que nascem – o que faz parecer que o país tem um nome oficial escolhido para cada ano.

Aqui nessa lista você irá conferir 15 nomes poloneses masculinos e seus significados. Certamente, você irá gostar de alguns!

Veja:

1 – Heiko

Significado de Heiko

Significa “o poderoso governante” ou ainda “senhor do lar”. A origem é alemã e polonesa e, é a forma abreviada do nome Hendrik, Henrique em português. Heiko é um nome muito bonito, que representa o homem que gosta e tem capacidade de governar e cuidar. É um nome original e pouco usual, o que torna ainda mais especial para batizar seu filho!

2 – Casimiro

Significado de Casimiro

Nome de origem polonesa, significa “aquele que prega a paz”. Sua raiz vem da palavra kazimier, do kazati, que tem o mesmo significado do nome. Não é um nome muito comum, mesmo em seu país de origem, mas certamente é bem bonito!

3 – Waclaw

Significado de Waclau

É uma variante polonesa do nome Venceslau, que significa “coroado de glórias” ou “entrelaçado nas glórias”. A origem é eslava, da palavra vienetz. Outra variação é Wenceslau, mais comum em países de língua latina. Waclaw é um nome muito pouco usado, o que o torna bem original.

👉15 nomes italianos para batizar seu filho!

4 – Edward

Significado de Edward

Significa “guardião rico” ou “protetor de riquezas”. É uma variação polonesa e inglesa do nome Eduardo, que tem origem germânica Hadaward. Edward é um nome bonito e, no Brasil ganha um toque internacional muito bonito. É pouco usado em terras brasileiras, sendo um nome polonês original.

5 – Oton

Significado de Oton

“Rico”, “afortunado” ou “poderoso”. É uma variação polonês do já conhecido Oto. A origem é germânica e, também já ganhou algumas variações como Odair, Audo, Odílio e Eudes. A versão Oton é original, já que não existem muitos registros desse nome no Brasil, diferente da versão Oto.

6 – Petroski

Significado de Petroski

Esse nome é uma variação polonesa do tradicional Pedro, que significa “pedra” ou “rochedo”. É originado do grego Pétros. Além de Petroski, do polonês, Pedro tem outras variações: Peter, Pietro, Pierre, Petra, Peterson, Petrus e outros.

7 – Antoni

Significado de Antoni

“Valioso”, “sem preço” ou “de valor inestimável”. Esse nome com uma linda pronúncia e significado, é uma variação polonesa do já tradicional Antônio. A origem é do latim Antonius. O nome á tem certa popularidade, contudo ainda é pouco usado, sendo uma ótima opção de nome polonês bonito e com um significado bem legal!

8 – Andrzej

Esse nome é uma variante polonesa do também tradicional André. Por sua vez, André significa “másculo”, “masculino” ou “viril”. A origem do nome é grega, Andreas. A versão polonesa, Andrzej é considerado um nome bem original, devido a sua escrita, pronúncia e o baixíssimo número de registros no Brasil.

Veja aqui 15 nomes mitológicos masculinos para se inspirar!👶

9 – Machado

Significado de Machado

Significa “aquele que faz machados”, “fabricante de machados” ou ainda “aquele que trabalha com machados” e, tem origem polonesa. É um sobrenome, que acabou sendo usado como uma maneira de identificar as pessoas que trabalhavam com esse instrumento. O nome é comum no Brasil, considerado popular.

10 – Bogdana

Significado de Bogdana

Um nome polonês com baixa quantidade de registros, mas com um significado muito bonito! Bogdana quer dizer “presente de Deus”. É um nome masculino muito original, já que tem uma pronúncia diferente e pouco popular. Seu filho terá um nome especial e bem diferente!

11 – Haskel

Significado de Haskel

Nome polonês, variante de Ezequiel. Por sua vez, significa “Deus vai fortalecer” ou “Deus fortalece”. A origem é hebraica, Yehezhell. É um nome muito significativo, até mesmo porque Ezequiel é um nome bíblico. Haskel é uma boa opção para sair do tradicional ter originalidade e ainda continuar com um significado bem bonito no nome! A versão polonesa não tem muitos registros, o que deixa o nome mais original ainda.

12 – Bartinik

Significado de Bartinik

Nome de origem polonesa, bastante tradicional e significa “tratador de colméias”. No Brasil, não existem tantos registros desse nome, sendo perfeito para pais que querem um nome praticamente único para seus filhos.

13 – Kristofer

Significado de Kristofer

“O que carrega Cristo em si” ou o “portador de Cristo”. Kristofer é uma variação polonesa do nome croata e sueca Christopher. Em português, é mais conhecido como Cristóvão. A origem desse nome é grega.

Esse nome tem uma grafia diferente e uma pronûncia bem parecida com o nome sueco. A versão polonesa não é tão usual no Brasil, tendo baixa popularidade, mas é um nome bem bacana para quem quer batizar seu filho com um nome diferente e cativante.

15 nomes franceses para meninos lindos e charmosos!

14 – Nikolai

Significado de Nikolai

Esse nome é bem bonito e significa “vitorioso, conquistador do povo”. É um nome polonês muito usado e, no Brasil já possui certa popularidade, mas ainda não é tão comum. Essa variação vem de Nicolas, que tem origem grega em Nikólaos.

15 – Dawid

Significado de Dawid

Significa “amado” e é uma variação polonesa do nome David ou Davi.

16. Igor

Significado de Igor

O nome Igor em polonês quer dizer “preservar” ou “proteger”. O nome é muito tradicional na Polônia e identifica célebres tal como Igor  Lewczuk  um importante futebolista zagueiro polonês.

17. Brendyk

Em polonês esse nome significa, literalmente, O Bendito que vem em nome do Senhor. Seu significado religioso era usado, claramente, como uma forma de homenagear os filhos enviados por Deus.

18. Jacek

Significado de Jacek

O nome Jacek é um nome masculino que quer dizer “flor de Jacinto” e também pode ser usado por meninas, apesar de não ser muito popular na Polônia moderna.

19. Gerik

Significado de Gerik

O nome Gerik quer dizer fortemente como uma lança ou afiado como uma lança, é uma identificação de personalidade e antigamente muito usado para nomear soldados.

20. Jaromil

Significado de Jaromil

Jaromil é um nome polonês masculino que significa tempos agradáveis ou primavera agradável, palavras que emanam bonança e fertilidade.

Compartilhe a imagem dos 15 nomes poloneses mais populares!

15 Nomes Poloneses Masculinos

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content