15 nomes russos masculinos e seus significados para batizar seu filho

Escolher o nome de um filho é um momento realmente especial para os pais.  Independente de ser o primeiro filho ou não, é sempre uma grande decisão e também algo muito marcante na vida das pessoas. Por isso se torna tão difícil, pois as opções são tantas que parece que há sempre um nome que pode combinar mais ou ter um significado mais bonito.

Algumas pessoas tomam alguns caminhos para escolher o nome, segmentando as opções. Por exemplo, escolher nomes de uma origem específica, tais como nomes de origem portuguesa, francesa, italiana ou russa. Se precisar de mais ajuda com isso recomendamos que confira nosso manual de como escolher o nome do filho. 

Se você está buscando inspirações de nomes russos para batizar seu filho, veja as opções que separamos e os significados.

1. Igor

Igor - Popularidade do nome

O nome Igor é uma opção entre os nomes masculinos russos mais populares. É relativamente comum aqui no Brasil e por isso pode parecer estranho relacionar o nome a Rússia.

Esse nome é considerada a versão russa do nome Jorge, que é de origem grega. O significado atribuído a Igor é de “guerreiro do deus Yngvi”, mas também é “aquele que trabalha na terra” e “agricultor”.

A forma mais comum da escrita do nome é Igor, mas também pode ser colocado em variações como Ygor e Higor.

É comum também o uso da combinação Igor Felipe. Esses dois nomes juntos ganham outro significado, algo como “o agricultor amigo dos cavalos”. É uma boa opção para os pais que gostam da ideia de batizar o filho com um nome composto.

2. Serguei

Apesar de diferente aqui no Brasil, esse nome é comum na Rússia e têm um significado muito bonito. Serguei significa protetor e guardião. É para os russos uma variação do nome Sérgio (do latim Sergius).

3. Andrey

Andrey - Popularidade do nome

É outra opção interessante de nome para meninos. Comum na Rússia, Andrey significa “viril”, “masculino” ou “másculo”. Pode ser escrito de formas diferentes e é considerada uma variação do nome André.

4. Yuri

Yuri - Popularidade do nome

Essa é outra inspiração interessante de nome masculino russo para o seu bebê. Além de ser um nome bonito, fácil de pronunciar e de escrever, é curto e tem vários significados. É um nome que pode ser usado em ambos os sexos também.

Alguns significados atribuídos a Yuri incluem “pequeno agricultor”, “fazendeiro” e “agricultor”, semelhante ao significado de Igor. Em alguns lugares, Yuri significa também “a luz de Deus” ou “alguém com ideias abundantes”.

Yuri também pode ser escrito de outras formas, como Yuri.

5. Ivan

Divano - Popularidade do nome

Esse nome russo, originalmente Iván, é uma variação do nome eslavo Ioannu. É um nome masculino popular na Rússia e significa “agraciado por Deus”, “Deus é gracioso”, “Deus perdoa” e também “a misericórdia e graça de Deus”.

É uma opção de nome com um significado bem bonito e é também um nome interessante por vários aspectos. É um nome forte, curto, de fácil pronúncia e escrita. Não possui muitas variações de escrita, mas algumas pessoas podem variar no uso do Y, escrevendo Yvan.

6. Ivo

Ivo - Popularidade do nome

Ivo é um nome com duas possíveis origens, sendo uma origem germânica e a outra russa. Na Rússia, Ivo é o diminutivo de Ivan. Considerando a origem germânica, Ivo significa “teixo”, uma árvore muito utilizada na fabricação de flechas e arcos na Idade Média. Considerando o significado russo, Ivo é “Deus perdoa” e “Deus é cheio de graça”.

7. Dimitri

Dimitri- Popularidade do nome

É uma opção diferente para batizar seu bebê se for um menino, não é? Dimitri significa “consagrado à Deméter” ou “consagrado à mãe terra”. No Brasil, estamos mais acostumados com a escrita Demétrio.

8. Ivanildo

Ivanildo - Popularidade do nome

Como vimos, Ivan é um nome popular na Rússia e é como se fosse a versão russa de João. Por isso, existem algumas variações. Ivanildo é uma variação de Ivan e por isso o significado é o mesmo. Batizar seu bebê de Ivanildo é dizer que ele é agraciado por Deus.

9. Ives

Ives - Popularidade do nome

Ives é uma variação do nome Ivo e é muito próximo de Ivan. Pode ser uma alternativa para os pais que desejam batizar o filho com um nome russo diferente e ainda assim muito bonito. É fácil de escrever e pronunciar, o que é algo positivo a se levantar em conta.

10. Nikolai

Nikolai é um nome muito especial e com um significado muito bonito. Nikolai é “o vitorioso”, “aquele que conduz e guia o povo à vitória” e “que vence com o povo”. Uma opção de nome forte e imponente para seu bebê.

Outra variação da grafia é Nikolay. e Nicol. Aqui no Brasil, nomes muito usados e parecidos são Nicolas e Nicolaus.

11. Yuli

Significa jovem, macio e fofo. Também pode ter como significado “filho de Júpiter”. É uma opção incomum de nome, mas é também bastante interessante. Yuli é a versão russa do nome Júlio, que é bastante usado no Brasil.

12. Mikhail

Mikhail - Popularidade do nome

Mikhail é uma variação do nome Michael e é comum na Rússia. Por ser escrito dessa forma, pode parecer uma opção não tão atraente perto de outros nomes, como os listados aqui. No entanto, é também uma forma bem diferente de batizar seu filho menino.

13. Russell

Russel - Popularidade do nome

Russell é um nome russo com significado bastante específico. Significa vermelho. Para alguns pais, que desejam ousar na hora do batizado e escolher algo único, colocar esse nome pode ser uma boa ideia.

14. Frans

Frans- Popularidade do nome

Fran é a variação de Francis. É um nome que pode ser considerado masculino e feminino aqui no Brasil.

15. Yerik

Esse nome masculino popular na Rússia significa “o apontado por Deus”. Apesar de ser incomum aqui no Brasil, possui um significado interessante e é um nome forte, com bastante personalidade.

Nomes Russos Populares

Confira nomes masculinos de outras origens

Deixe seu Comentário

WebGo Content