15 nomes Sânscritos masculinos e seus significados para batizar seu filho

Um nome sânscrito é tem origem nas línguas indo-áricos antigos do Norte da Índia, como Paquistão, Bangladesh e outros países. A língua “sânscrito” atualmente é morta, mas existem muitos nomes que tiveram sua origem nesse idioma. Veja aqui 15 (lindos) nomes sânscritos masculinos e seus significados para batizar seu filho:

Nomes Sânscritos

1 – Samir

Significa “vigoroso”, “animado”, “boa companhia” ou ainda “brisa do verão”. Há quem diga que a origem do nome Samir é árabe, outros afirmam que é sânscrito. Em árabe, é considerada a versão feminina de Samira e está relacionado com “boa companhia”. Já em sânscrito significa “brisa refrescante”. É certo que é um nome forte com bons atributos, está presente na Escritura Sagrada. No Brasil, é pouco usado, o que o torna mais especial.

2 – Osíris

Considerado a personificação do Sol no Antigo Egito. O nome significa “sopro criador”, “espírito criador” ou ainda “o que tem muitos olhos”. Devido aos seus significados, o nome tem origem sânscrita e egípcia.

3 – Adão

O significado não podia ser outro: “homem”, “homem criado da terra”. Adão e Eva são citados no livro de Gênesis, no Velho Testamento da Bíblia, sendo Adão o primeiro homem criado do pó da terra pelas mãos de Deus. O nome, tem também origem hebraíca, além de sânscrito.

4 – Anando ou Anand

Tem um significado simples e muito bonito: “feliz”. O nome masculino de origem sânscrita é muito raro no Brasil. Sendo mais comum a versão feminina “Ananda”.

5 – Raj

Nome bastante comum na Índia e significa “rei” ou “príncipe”. É bastante bonito e nobre, cheio de atributos. No Brasil, há poucos registros com esse nome, o que torna mais interessante para batizar o seu filho.

6 – Gaspar

É um nome sânscrito que também tem origem persa. Significa “portador de tesouros”, “tesoureiro” ou “aquele que vem ver”. Inclusive, Gaspar é o nome de um dos três Reis Magos que presentearam Jesus em seu nascimento. É um nome bonito para batizar seu filho, representando aquele que sempre carrega coisas boas.

7 – Seth

“Ponte”, “aquele que foi definido” ou “o nomeado”. Também tem significado de “branco”. Como personagem histórico, Seth foi o terceiro filho de Adão e Eva, após Abel matar Caim. Por outro lado, segundo a mitologia egípcia, Seth foi o deus do caos e da desordem. Muitos acreditavam que era a própria encarnação do mal. Principalmente em sânscrito, significa “branco” ou “ponte”.

8 – Ravi

Um nome bonito que já ganhou o coração de muitos pais brasileiros. Ravi é o mesmo que “o sol” em sânscrito. Por isso, pode ser considerado aquele que carrega a luz em si, que ilumina quem estiver ao redor. Inicialmente era mais usado pelos hindus, mas atualmente já conquistou um cantinho especial entre os nomes brasileiros.

9 – Aruna

Significa “o nascente”, “aurora” ou ainda “o começo” e “esperança”. Em sânscrito, Aruna é o mesmo que “castanho avermelhado”. Cor bastante característica no nascer do sol. O nome é uma referência a esse momento do dia. Inclusive, pode ter originado o nome feminino Aurora.

10 – Nilo

Nilo pode ter várias origens, como egípcia, hebraica, grega e sânscrito. Em todas significa “o rio”. Analisando o nome, ele carrega todo o poder da água, incluindo o de purificação e força. Também é o mesmo que “azulado”, o que remete a cor da água, além de calma e pureza. É um nome incomum no Brasil, o que o tornará especial para batizar seu filho.

11 – Shiva

Shiva é um deus hindu, chamado de “o Destruidor”. Ele é conhecido por destruir para dar espaço a algo novo e mais auspicioso. Por isso também é considerado como um “renovador”. O nome Shiva significa “benigno”, “bondoso” ou “auspicioso”.

12 – Krisna

Nome muito caro de ser usado no Brasil, considerado bastante diferente. Em sânscrito, significa “negro” ou “escuro”. Também é uma das figuras centrais do hinduísmo.

13 – Kabir

Significa “o grande”. Na Índia é considerado um santo devido ao poeta Kabid Das. Em sua obra, ele uniu duas doutrinas: Bhakti e Sufismo, prescrita pelo hinduísmo e islamismo, respectivamente.

14 – Raghu

Esse nome é muito comum na índia e significa “rápido”, “ligeiro”, “filho de buda” ou ainda “imediato”. No Brasil, existem pouquíssimos registros de meninos chamados Raghu. O que o torna praticamente único!

15 – Idril

Esse nome masculino em sânscrito tem um significado muito bonito: “faísca de esplendor”. Com toda a certeza, um nome diferente e raro (principalmente no Brasil), com um forte atributo.

Confira nomes masculinos de outras origens


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Deixe seu Comentário

WebGo Content