15 Nomes Suecos Masculinos e seus significados

Os nomes suecos são muito populares no ocidente e além de configurar ainda a lista dos nomes próprios mais populares da Terra dos Vikings também aparecem no topo do ranking do Instituto Brasileiro de Geografia. A exemplo estão Lucas para os meninos e Alice para as meninas.

Tradicionalmente, muito dos nomes de origem sueca são descrições literais de elementos da natureza e por serem mais fáceis de se pronunciar acabaram ganhando popularidade em países vizinhos, sobretudo na Finlândia.

Há pouca literatura sobre a origem dos nomes suecos, uma vez que miscigenação das famílias à época era grande e muitas famílias mudavam de nome por conta de perseguição religiosa ou por rivalidades locais.

Na atualidade, os nomes suecos mais populares dificilmente são homônimos (compostos de dois nomes) e configuram na lista dos top 5 mais registrados: Lucas, Elias, Oscar, William, Hugo e Alexander. Você pode conferir a lista completa na divulgação do Governo Sueco. 

Está esperando um menino? Que tal batizá-lo com um nome sueco? Nessa lista você conhecerá 15 nomes suecos masculinos! Confira:

1 – Freja

Significado Freja

Esse nome não é muito comum, o que o tornará mais especial ainda! Freja é a variação sueca de Freya, um nome norueguês que significa “senhora” ou “deus do amor”.

2 – Luís Gustavo

Significado Luis Gustavo

“Combate glorioso protegido por Deus”. Luís é de origem germânica, já Gustavo é sueco. Pode ser escrito como “Luiz Gustavo”.

3 – Gustavo

Significado Gustavo

Um nome sueco que significa “protegido por Deus”ou ainda “convidado glorioso”. Sua origem vem do nome Gustaf. Há quem acredite que é originado do nome eslavo Gostislav.

Na Suécia, Gustavo e a variação Gustav são nomes bastante comuns, assim como na Espanha, Itália e na Inglaterra como Gustavus. No Brasil também é bastante usado.

Veja aqui nomes de meninos indianos para batizar seu filho!

4 – Guto

Significado Guto

Significa “sagrado”, “consagrado” ou “protegido por Deus”. Guto pode ser um nome próprio ou até mesmo um apelido de Gustavo ou Augusto. Inclusive, sua origem é do latim augustus.

5 – Kristofer

Significado de Kristofer

“O que carrega Cristo em si” ou ainda “o portador de Cristo”. De origem grega, a versão sueca Kristofer é uma variante de Christopher. No Brasil, a versão mais usada é Cristóvão. O nome sueco Kristofer não é tão popular no Brasil, sendo um nome original para batizar seu filho.

6 – Erik

Significado Erik

É uma variação de Eric e significa “rei para sempre”, “o que governa para sempre” ou ainda “o que reina como uma águia”. Sua origem é germânica, Erarich. Também tem uma raiz do nórdico Eiríkr. Nome muito usado pelos reis da Suécia, Dinamarca e Noruega. No Brasil, a versão Erik tem muitos adeptos, bem como suas variantes: Erick e Eric.

7 – Solveig

Significado Solveig

Esse é um nome de origem sueca e significa “caminho do sol”.

8 – Christer

Significado Christer

É uma variante da Suécia do nome Christian, que significa “cristão”, “o que é ungido” ou “o que é como Cristo”. Christian tem origem no latim de Christianus. Além de Christer, os meninos também podem ser batizados como Cristiano, Christiano, Christian ou apenas Chris.

15 nomes árabes para batizar seu filho: lindos e únicos!

9 – Bengt

Significado Bengt

É uma variante sueca do tradicional Benedito, “abençoado” ou “bendito”. Tem origem do latim antigo Benedictus. No Brasil, a variante Bengt é um nome muito original, já que é pouco usual. Em solo brasileiro é mais comum encontrar Benedito ou ainda Benito.

10 – Agaton

Significado Agaton

É um nome de origem sueca e significa “puro”. Muito usado na Suécia e Itália, mas no Brasil é raro. Por isso batizar seu filho com esse nome irá garantir originalidade! Há outras variações como Agatho, Agathos, Agato ou Agathon. No Brasil, a versão feminina Ágatha é bem mais comum.

11 – Elis

Significado Elis

Significa “Javé é (meu) Deus”. É uma variante sueca de Eliyahu. Esse nome pode ter várias possibilidades de raízes, sendo elas grega, hebraica e inglesa. No Brasil, o nome Elis é considerado feminino, contudo é um nome sueco masculino. Sua variante brasileira é Elias.

12 – Fredereck

Significado Fredereck

Variação inglesa de Frederico (versão mais usada no Brasil) e significa “rei da paz”, “o que governa com paz” ou “príncipe da paz”. A origem é germânica e vem do Friedrich e Fridurih. Fredereck é um nome muito usado na Suécia e, essa versão é difícil ser encontrada no Brasil. Batizar seu filho com esse nome dará originalidade à ele!

13 – Hilmar

Significado Hilmar

Nome de origem teutônica e, significa “o que combate com escudo”. No Brasil, é um nome muito pouco usado, sendo mais comum nas décadas de 60 e 70. Atualmente, são raros os registros de meninos chamados Hilmar.

14 – Isak

Significado Isak

É uma variante de Isaac, que significa sorridente. O nome é hebraico e tem várias formas de escrever como Isaac, Isac, Izaac, Izaak, Ysac ou Isaque. No Brasil a versão sueca Isas ganhou espaço a partir dos anos 2000 e, até hoje não existem tantos meninos com esse nome. É uma ótima opção para quem quer inovar no nome do seu filho com uma opção bonita e simples!

15 – Ludvik

Significado Ludvik

Nome de origem alemã que significa “famoso guerreiro”. É uma variação de Ludwig, no Brasil, é sinônimo de Luiz. Em território nacional, o nome Ludvik tem poucos registro, o que torna uma versão bem interessante para batizar seu filho.

Compartilhe a imagem dos 15 nomes suecos mais populares!

15 Nomes Suecos Masculinos

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content