Significado do nome Diego – Origem e Popularidade

Diego é um nome muito utilizado em Países da América Latina, entretanto, sua origem é Espanhola, contudo, não se sabe ao certo de onde é sua etimologia.

O fato é que se trata de um nome muito usual e também popular em diversas civilizações. Conheça todos os detalhes sobre esse nome próprio masculino!

Diego

Qual é o significado do nome Diego?

O nome Diego significa ” Conselheiro”, ” Aquele que doutrina”, ” Aquele que vem do calcanhar”.

Seus significados mostram que esse nome é um reflexo de uma pessoa forte, sábia e que se supera. Portanto, se pressupõe que as pessoas chamadas Diego tem uma personalidade vencedora e que não se deixam abalar por qualquer acontecimento ou dificuldade.

Muitos pais escolhem o nome para o filho devido seu significado, em alguns casos, buscam energias boas para que o mesmo tenha muita prosperidade na vida.

Origem

Os relatos contam que Diego é um nome de origem Espanhola. No entanto, algumas fontes afirmam que ele vem do Latim ( Didacus) e do Grego ( Didache) que significa ” Doutrina ou Ensino”.

O que se sabe é que realmente o nome Diego é muito usado em Países da América Latina e Espanha, entretanto sua origem fica um pouco difusa entre esses lugares.

Alguns historiadores já dizem que a forma espanhola de Diego é a versão portuguesa para Jacó, talvez por isso, eles dizem que o nome é de origem hebraica que significa ” Calcanhar de Deus”.

Ainda existe quem associa o nome Diego a forma encurtada de Santiago originado da aglutinação de ” Sant’ Lago. Isso porque o seu significado é ” Aquele que vem do Calcanhar”.

Em Portugal, esse nome começou a aparecer em 882 d.C como ” Diago” ou ” Diaco”.

Veja também: 15 Nomes Italianos masculinos e seus significados para batizar seu filho.

Veja também: 15 nomes ingleses masculinos e seus significados.

Popularidade

No Brasil, o nome Diego é bastante utilizado, inclusive em sua variação “Diogo”. Quase 422 mil pessoas possuem esse nome, sua popularidade ocupa o ranking 39 e a maior taxa a cada 100 mil pessoas está no Rio Grande do Sul que é de 289,65.

Popularidade do nome Diego conforme os anos.

Outros estados onde tem bastante pessoas do sexo masculino chamadas Diego são: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Com relação a outros Países do mundo, Diego é um nome bastante usado na Espanha, México, Peru, Chile, Equador e também nos Estados Unidos devido a influência latina no País.

O nome é tão popular nos Estados Unidos que até uma importante cidade é chamada dessa forma. San Diego na Califórnia inclusive, fica muito próxima do México.

Famosos com o nome Diego

Os nomes próprios se tornam ainda mais populares quando pessoas famosas o possuem, isso porque o alcance é maior . Além disso, alguns trabalhos artísticos ou esportes geram ídolos e dessa forma, mais pessoas querem homenagear chamando os filhos pelo mesmo nome.

Isso acontece com o nome Diego em Países latinos e da América do Sul, por isso, ele é tão popular.

Confira algumas pessoas que marcaram uma geração e que se chamavam ” Diego”!

  • Diego Maradona – Famoso jogador de futebol Argentina com fama internacional
  • Diego Ribas da Cunha – Jogador de futebol brasileiro
  • Diego Alves – Jogador de futebol brasileiro
  • Diego Souza – Jogador de futebol brasileiro
  • Diego Santiago – Cantor brasileiro
  • Diego Tardelli – Jogador de futebol brasileiro
  • Diego Boneta – Ator de telenovelas mexicanas
  • Diego Carlos – Jogador de futebol brasileiro
  • Diego Cavalieri – Jogador de futebol brasileiro
  • Diego Montez – Ator brasileiro
  • Diego Costa – Jogador de futebol espanhol
  • Diego Luna – Ator Mexicano
  • Diego Maurício – Jogador de futebol brasileiro
Diego Maradona

Diego Maradona, Jogador de futebol argentino

Porém, dos nomes famosos precisamos destacar o pintor espanhol ” Diego Velázquez” que marcou uma geração, pois ele era o artista principal da corte do Rei Felipe IV da Espanha.

Ele foi um artista importante do período barroco contemporâneo e se destacou muito porque pintava os retratos de toda a nobreza da época.

Naquele tempo não existiam câmeras fotográficas, então, a única maneira de gravar uma imagem para a posteridade  era através de mãos talentosas de artistas como Diego Velázquez.

Outras artes importantes do pintor foram os elementos da mitologia, suas obras eram enaltecidas pelos ricos detalhes nas expressões faciais.


Assista Nosso Novo Vídeo ⤵

Jaqueline Dalacorte

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content