Caleb – Origem do nome – Popularidade e significado

Além de preparar o quarto e enxoval do bebê durante a gestação, todos os pais têm outra tarefa, a de escolher o nome do filho. Curiosamente, é nesse momento que muitos ficam em dúvida: afinal, qual é a melhor opção?

Saber o significado do nome é uma excelente dica para ajudar nessa escolha. A seguir, falamos sobre o que significa o nome Caleb, além de contar sua origem e história. Acompanhe e boa leitura!

Caleb - Origem do nome

Significado do nome Caleb

O nome Caleb significa “cão”, “cachorro”. Justamente por isso é sinônimo de força, vitalidade, alegria, lealdade e proteção, que são características normalmente atribuídas a esse animal.

Origem do nome Caleb

Caleb é um nome bíblico e tem origem hebraica. A hipótese mais utilizada é a de que seja derivado da palavra “kelebh”, que significa “cão”, “cachorro”. Também é atribuído ao personagem bíblico de mesmo nome.

História do nome Caleb

Há diferentes teorias para o surgimento e evolução do nome ao longo da história. O principal registro vem da bíblia, uma vez que Caleb era um dos doze espiões que foram enviados para Canaã por Moisés, ou seja, para a chamada “terra prometida”.

Somente dois espiões retornaram dessa missão: Caleb e Josué, ambos entusiasmados com o que viram na terra prometida, que tinha tal nome devido à promessa de Deus de que esse seria um lugar onde se viveria em harmonia.

O Caleb bíblico era conhecido por ter força e disposição, ainda que com o avanço de sua idade. Essas mesmas características também são atribuídas a todos que recebem esse nome de seus pais.

Interessado em saber onde encontrar o nome Caleb na bíblia cristã? Então, verifique os livros de Números, Josué e Juízes, para conhecer um pouco mais sobre sua história.

Popularidade do nome no Brasil

Uma das formas mais eficazes de saber a popularidade do nome Caleb no Brasil é verificar o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Caleb

Nele, é possível verificar registros do nome de 1950 a 2000 e analisar sua incidência ao longo das décadas. Em 1950, por exemplo, havia 27 homens chamados Caleb no país. No ano de 2000, esse número saltou para mais de mil.

Hoje, Caleb aparece recorrentemente em listas de nomes mais escolhidos pelos pais. O motivo disso abrange vários pontos, como seu significado, sonoridade expressiva e origem bíblica.

Deseja verificar a evolução da popularidade do nome registrada pelo censo demográfico do IBGE? Neste caso, clique aqui para acessar o site oficial do órgão, realizar a pesquisa por nome e obter as informações que busca.

Famosos que se chamam Caleb

Existem vários famosos que se chamam Caleb, no entanto, a maioria é estrangeiro. A seguir, apresentamos os mais lembrados quando se fala nesse nome. Confira:

  • Caleb Martin – jogador de basquete
  • Caleb McLaughlin – ator que ganhou fama internacional por sua atuação na série Stranger Things, da Netflix
  • Caleb Landry Jones – ator e músico norte-americano
  • Caleb Johnson – cantor
  • Caleb Followill – vocalista e guitarrista da banda Kings of Leon
  • Caleb Walker – ator norte-americano conhecido por sua participação em Velozes e Furiosos

Variações de escrita do nome

O nome Caleb apresenta poucas variações na escrita, seja no Brasil ou exterior. Logo abaixo apresentamos quais são as mais recorrentes escolhidas pelos pais de meninos:

  • Kaleb
  • Calebe
  • Kalebe

Curiosidades sobre o nome Caleb

Há, ainda, algumas curiosidades sobre Caleb que merecem a atenção dos pais que buscam escolher o nome perfeito para seu filho. A seguir, listamos as principais:

  • No Brasil, a variação Calebe é a que tem mais registros, segundo o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE. A justificativa para isso é que se trata de uma alternativa mais próxima da língua portuguesa, logo, possui uma boa representatividade no país;
  • A variação Kaleb é forte no exterior, principalmente em países que têm o inglês como língua oficial. O nome é recorrente em diversos segmentos, sobretudo no artístico;
  • O nome Caleb ganhou uma expressiva popularidade durante o período da Reforma Protestante, que foi um movimento liderado por Martinho Lutero no século XVI, especificamente entre 1517 e 1648. A partir desse período, o nome passou a ser mais adotado na Europa;
  • Entre os apelidos atribuídos a quem se chama Caleb, o mais comum é Cale.

Veja Também: Nomes Portugueses Masculinos mais populares e seus significados

Deixe seu Comentário

WebGo Content